A alta do preço dos combustíveis impacta toda a economia, afinal se trata de um item necessário para a maior parte das atividades. Em situações como essa, é válido contar com soluções que auxiliem na redução desse custo e contribuam para o uso eficiente dos recursos da empresa.
Você sabia que investir em uma solução voltada para realizar a gestão de entregas pode ajudar? Isso mesmo! Através do acompanhamento das rotas e de processos bem definidos é possível reduzir o consumo de combustível e alcançar mais uma série de benefícios.
Continue acompanhando para entender como a gestão de entregas pode ajudar uma empresa a contornar a alta do preço dos combustíveis. Vamos lá?
Grande parte do que consumimos precisa ser transportado para chegar até nós, especialmente porque vivemos em um país de dimensões continentais como o Brasil. Assim, com a alta do preço dos combustíveis, o valor do frete e dos produtos também sobe, representando um aumento dos custos para todos.
Trata-se de uma reação em cadeia, pois mesmo um item produzido por uma pequena empresa da sua rua, por exemplo, precisa de materiais que vêm de outras cidades ou estados. Por isso, quase tudo é impactado e raramente algum item sai ileso do aumento dos combustíveis.
Talvez você esteja se perguntando como a gestão de entregas pode ajudar na redução do consumo de combustível. A resposta para esse questionamento é simples: tudo aquilo que é realizado de forma organizada e planejada tende a consumir menos recursos. Acompanhe o raciocínio.
Para explicar melhor, vamos imaginar uma empresa que não possui qualquer ação no sentido de gerenciar as entregas. As mercadorias são embarcadas nos veículos e partem para os seus destinos. No trajeto até os clientes, muitas coisas podem acontecer, como:
Como não há qualquer controle ou acompanhamento por parte da empresa, essas informações apenas irão chegar quando os motoristas retornarem ao centro de distribuição. Para corrigir cada questão será necessário programar novas viagens, as chamadas reentregas, que incluirão novos custos com combustível.
Uma reentrega aqui outra ali podem até parecer inofensivas, mas ao final de um período representam custos extras bastante altos. Custos esses que podem ser evitados através de planejamento e do uso inteligente da tecnologia.
Agora, imaginando outro cenário, em que a empresa conta com uma solução voltada para a gestão de entregas, as coisas podem ser bem diferentes. Em primeiro lugar, porque o gestor logístico tem visibilidade do que acontece em campo e o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) mantém contato direto com os motoristas.
Veja como essas facilidades ajudam a resolver cada situação apresentada anteriormente.
Caso o motorista não encontre ninguém no endereço para receber a entrega, poderá falar com o SAC através do sistema. Então, o profissional do SAC contata o cliente e verifica se é possível que alguém vá até o local para o recebimento.
Em muitos casos, esse contato é o suficiente para que rapidamente o cliente retorne e a entrega possa ser efetuada ou avise algum horário próximo, possibilitando que o motorista volte mais tarde, enquanto ainda estiver na região.
Há ainda a possibilidade de evitar essa situação, pois com o sistema é possível informar data e horário aproximados da entrega. Assim, o cliente é avisado previamente e permanece no local para receber seu pedido.
Quando a gestão de entregas é realizada, a empresa tem maior controle sobre as rotas, o que permite sua otimização. Assim, o motorista pode sair com o veículo cheio para fazer entregas e, ao retornar, passar em endereços para coletar mercadorias que foram devolvidas.
Extravios, além dos custos das mercadorias em si, também impactam no consumo de combustível. Afinal, uma entrega que poderia ser realizada em determinada região juntamente com outras, precisará ser programada para outra data.
As ocorrências de extravios podem ser reduzidas através do uso de um sistema de gestão de entregas porque se tem maior controle sobre cada volume. Um pacote apenas sai do veículo após ser bipado pelo sistema, reduzindo os riscos de perda.
Viu a diferença entre os dois cenários que apresentamos? Com a gestão de entregas é possível controlar uma série de detalhes que, isolados, podem passar despercebidos, mas que reunidos representam uma fatia significativa do orçamento de um negócio.
Vale mencionar que uma solução voltada para isso é importante não apenas em momentos de alta do preço dos combustíveis, mas em qualquer situação. Quanto mais enxuto for o orçamento de uma empresa, melhores poderão ser os seus preços, o que contribui diretamente para alcançar uma posição de destaque no mercado.
O grande benefício da gestão de entregas é que a redução de custos não ocorre sem considerar outros aspectos. Na realidade, se trata mais de uma consequência de processos bem planejados que visam realizar entregas com qualidade, agilidade e segurança.
A gestão de entregas pode ajudar a sua empresa não apenas em relação à alta do preço dos combustíveis, mas também beneficiar todo o processo de transporte de mercadorias. Com maior controle e visibilidade do que acontece em campo é possível obter uma série de vantagens, como:
Quer ter acesso a esses e outros benefícios? Entre em contato para agendar uma demonstração remota da solução Comprovei e conferir tudo o que o nosso sistema pode oferecer!