Inteligência Artificial (IA) é o nome dado a um conjunto de tecnologias capazes de simular a inteligência humana. Por meio dela, sistemas conseguem executar tarefas que antes eram realizadas apenas por pessoas.
Para uma empresa, soluções com IA oferecem uma série de vantagens. Afinal, as tarefas repetitivas são delegadas aos sistemas, enquanto os colaboradores podem se dedicar a atividades mais desafiadoras.
A logística, em especial, é um setor que tem evoluído muito através da tecnologia. Hoje, os embarcadores e transportadoras podem acompanhar a movimentação de cada volume através de soluções voltadas para a gestão de entregas. Assim, se ganha em agilidade, erros são evitados e os custos otimizados.
Quer saber mais sobre o papel da Inteligência Artificial no processo de gestão de entregas? Continue acompanhando para entender essa relação, seus benefícios e conferir outras informações. Boa leitura!
Gestão de entregas é um conjunto de ações voltadas para o acompanhamento do transporte de mercadorias. Dessa forma, em vez de o embarcador ou transportadora ter notícias das entregas apenas quando o motorista retorna, é possível acompanhar todas as etapas.
Para que uma empresa realize a gestão de entregas precisa contar com um sistema específico para isso. O software Comprovei é dotado de diversas funcionalidades que permitem a troca de informações com motoristas, registros de ocorrências, criação de relatórios, digitalização de canhotos em tempo real etc.
A Inteligência Artificial entra em cena como um recurso capaz de tornar a gestão de entregas ainda mais eficiente de diversas formas. Podemos citar como exemplos duas funções do sistema Comprovei. A primeira delas realiza o reconhecimento de canhotos por IA, já a segunda estima o horário de chegada para o cliente.
Resumindo, o papel da Inteligência Artificial na gestão de entregas é tornar os processos mais ágeis, poupar recursos, entre outros benefícios que falaremos mais adiante.
Saiba de forma mais detalhada como a Inteligência Artificial é empregada no sistema de gestão de entregas Comprovei.
Assim que realizam uma entrega, os motoristas digitalizam o canhoto assinado pelo cliente utilizando o aplicativo Comprovei instalado no smartphone. Esses documentos ficam disponíveis no sistema em tempo real, o que torna o processo de comprovação mais ágil e seguro.
Para garantir que as imagens inseridas sejam realmente de canhotos e apresentem os dados de forma legível, é realizada uma verificação automática por Inteligência Artificial. Isso garante a confiabilidade dos dados e evita a inserção de imagens inadequadas e fora dos parâmetros predefinidos.
A sigla ETA significa Estimated Time of Arrival, em português tempo estimado de chegada. Trata-se de uma expressão originariamente usada no transporte marítimo para se referir ao horário de chegada de um navio no porto.
O sistema Comprovei utiliza Inteligência Artificial para estimar o horário de chegada das entregas. Isso reduz as chances de o motorista não encontrar o cliente no endereço, evitando a geração de reentregas, que significam custos extras para as empresas.
As estimativas de dia e horário das entregas levam em conta fatores como: o trânsito da rota, a jornada do motorista e o horário comercial, excluindo finais de semana e feriados.
Após entender como a Inteligência Artificial pode se relacionar com a gestão de entregas, saiba mais sobre os benefícios envolvidos.
Como vimos, a Inteligência Artificial é capaz de realizar tarefas através da simulação da inteligência humana. Assim, atividades que antes precisavam ser feitas manualmente, passam a ser executadas de forma automatizada. Como resultado, os processos se tornam bem mais ágeis.
O cérebro humano possui certas limitações, uma pessoa que não dormiu bem pode apresentar falta de atenção ao longo do dia de trabalho, por exemplo. Já os robôs, após treinados, executam uma mesma tarefa por horas a fio sem o risco de erros.
Durante muito tempo, houve uma discussão sobre a possibilidade de a tecnologia ser capaz de substituir os seres humanos no mercado de trabalho. Embora diversas atividades possam ser realizadas por robôs, a mente humana tem diferenciais únicos.
No caso da utilização da Inteligência Artificial no processo de gestão de entregas, um dos benefícios é o melhor aproveitamento da equipe. Como as tarefas repetitivas são delegadas ao sistema, os profissionais podem se dedicar a atividades mais estratégicas.
Com processos mais ágeis e mais transparência, uma das consequências alcançadas é a melhora no relacionamento com o cliente. Um fator que costuma gerar bastante insatisfação em relação às entregas é a falta de informações sobre a data e horário em que irão ocorrer.
Através do uso da Inteligência Artificial para estimar a entrega, os clientes conseguem se programar para permanecerem no endereço para o recebimento. Esse é um detalhe que contribui significativamente para criar uma relação de confiança e fidelizar o consumidor.
Com o aumento da produtividade, a redução de erros e de reentregas, os recursos da empresa podem ser usados de forma mais inteligente. Assim, há uma redução de custos, o que é muito importante para conseguir manter preços competitivos em um mercado que está cada vez mais concorrido.
A IA aplicada à gestão de entregas é alimentada pelos próprios dados da empresa. No caso da verificação dos canhotos, são utilizados documentos já existentes para “ensinar” os robôs quais são os requisitos que as imagens devem ter para serem consideradas adequadas.
Assim como ocorre com seres humanos, quando se trata de Inteligência Artificial, a prática também leva ao aperfeiçoamento. Nesse sentido, quanto mais o recurso de IA é utilizado na gestão de entregas ou em outras áreas, mais inteligente o sistema se torna.
Gostou de saber mais sobre o papel da Inteligência Artificial no processo de gestão de entregas? Entre em contato para agendar uma demonstração remota da solução Comprovei e saber mais sobre todos os recursos oferecidos.