Terceirizar algumas etapas ou todo o processo de armazenamento e distribuição é uma tendência bastante em alta atualmente. Um operador logístico é uma empresa que presta esse tipo de serviço para outras companhias, dos mais diferentes segmentos.
A prática da terceirização tem se tornado cada vez mais comum, em negócios de pequeno e grande porte, devido às vantagens que oferece. Quando uma empresa contrata esse serviço tem como principais benefícios a redução de custos e a possibilidade de contar com a expertise de especialistas em logística.
Continue lendo para saber mais a respeito dos operadores logísticos e sua importância na gestão de entregas.
Como já mencionado, um operador logístico é uma empresa especializada em serviços logísticos. Diferente de uma transportadora, não realiza apenas o transporte, mas também a armazenagem e outros serviços logísticos de forma integrada e personalizada para cada cliente.
Uma companhia pode terceirizar todo o seu processo logístico a um operador ou apenas parte dele. Alguns dos serviços oferecidos incluem:
Cabe a cada negócio fazer uma análise minuciosa dos seus processos logísticos e identificar quais etapas trarão mais vantagens se forem terceirizadas. Então, conhecendo essas necessidades, fica mais simples encontrar uma empresa que ofereça os serviços em questão, visto que existem operadores logísticos de diferentes categorias.
A grande importância do operador logístico é facilitar a gestão de um negócio. Afinal, hoje, com a alta competitividade, muitos negócios têm terceirizado certas funções para focarem em áreas mais estratégicas.
Nesse sentido, a empresa deixa de ter que se preocupar com o processo logístico para direcionar esforços para o desenvolvimento de produtos e serviços. Com isso, utiliza seus recursos e mão de obra de forma otimizada, a fim de se destacar no seu mercado de atuação.
Se feita de forma bem planejada e estratégica, a contratação de um operador logístico pode trazer diversas vantagens para uma empresa. Veja, a seguir, quais são os principais benefícios.
À primeira vista, parece que realizar um trabalho em vez de delegá-lo à outra empresa seja mais econômico, entretanto, nem sempre isso é verdade. Em se tratando de logística, em muitos casos a terceirização se mostra mais econômica.
Como a empresa que irá realizar esses serviços é especializada em processos logísticos, consegue cobrar preços mais competitivos. Podemos comparar com a diferença entre fabricar determinado produto de forma artesanal e comprar no atacado de uma indústria que o produza em larga escala. Provavelmente, a segunda opção será mais vantajosa do ponto de vista financeiro.
Por ter expertise em logística, o operador consegue realizar os processos de armazenamento e distribuição de forma muito mais eficiente. Isso faz com que os pedidos sejam entregues no prazo e, consequentemente, se alcance a satisfação dos clientes.
A logística está presente em todos os negócios, porém, nem sempre um empreendimento tem a estrutura necessária para se dedicar à sua atividade-fim e aos processos logísticos com a mesma qualidade. Sendo assim, ao terceirizar todas ou algumas etapas do armazenamento e distribuição, a companhia consegue direcionar seus esforços para sua atividade principal.
Ao contratar um operador logístico, uma empresa passa a contar com uma equipe especializada, sem ter que arcar com os custos dessa mão de obra. Afinal, todo o pessoal que irá atuar nos processos é contratado pelo operador.
Isso permite que negócios de menor porte tenham acesso a conhecimentos específicos de logística, o que não seria possível se houvesse a necessidade de contratação desses profissionais. Através do relacionamento com o operador logístico, a empresa contratante pode absorver esse conhecimento e aplicá-lo em prol do seu desenvolvimento.
Quem conhece o mundo da logística sabe que uma série de problemas podem acontecer. Por lidarem com esse tipo de situação diariamente, os operadores logísticos possuem know-how para resolver as mais diferentes questões rapidamente. Além disso, contam com recursos que os ajudam a antecipar problemas, a fim de agir antes mesmo que aconteçam.
Se está pensando em terceirizar parte ou todo o processo logístico da sua empresa a um operador especializado, é importante considerar alguns pontos fundamentais. São aspectos que irão garantir se a companhia em questão está mesmo apta a realizar esse serviço com qualidade e eficiência.
Antes de contratar o serviço, entenda exatamente o que o seu negócio precisa. É a partir desse entendimento que conseguirá direcionar a busca pelo melhor operador logístico.
A tecnologia é uma grande aliada do setor logístico, desse modo, é fundamental contratar empresas que utilizem sistemas capazes de tornar os processos mais eficientes, com destaque para a gestão de entregas.
É necessário que o operador logístico tenha uma estrutura preparada para atender a sua empresa. Essa dica é especialmente importante quando se contrata serviços de armazenagem.
Independentemente se o operador for realizar parte ou todo o processo logístico do seu negócio, é de extrema importância manter um bom fluxo de informações. Portanto, verifique quais são os canais utilizados para comunicação e se eles suprem as necessidades da sua empresa.
Por fim, uma dica válida para a contratação de qualquer tipo de serviço é a busca de referências com outros clientes. Converse com gestores de empresas parceiras do operador logístico em questão e peça para que falem sobre sua experiência.
O operador logístico pode ser um grande aliado do seu negócio, mas, para isso, é preciso dar esse passo de forma planejada.