Diversos desafios fazem parte do dia a dia de uma empresa, especialmente quando o assunto é logística. Conhecer os problemas mais comuns na gestão de entregas e saber como resolvê-los é importante para tomar decisões com agilidade e garantir a satisfação dos clientes.
Afinal, não é apenas a qualidade dos produtos que é avaliada pelos consumidores, mas sim de toda a experiência de compra, o que inclui a entrega. Atrasos, falta de informações, pedidos com erros, extravios e avarias podem gerar reclamações, custos extras e comprometer o faturamento do negócio.
Siga a leitura para saber mais sobre os problemas que costumam acontecer quando a gestão de entregas não é realizada corretamente e veja como resolvê-los.
Antes de darmos continuidade ao assunto, é preciso esclarecer o que é gestão de entregas. Trata-se de um conjunto de estratégias voltadas para garantir a qualidade do processo de distribuição de mercadorias.
A ferramenta mais importante para uma gestão de entregas eficiente é um sistema gerenciador. Através dele, o embarcador ou transportadora consegue acompanhar os pedidos dos clientes, desde o momento em que deixam o centro de distribuição até chegarem ao seu destino.
A visibilidade das etapas permite que as ações necessárias sejam tomadas para evitar que problemas comuns, como informações incompletas, cliente ausente, além de situações que possam ocorrer nas estradas, impeçam que as entregas sejam realizadas no prazo.
Investir em uma solução para gestão de entregas é uma medida fundamental para manter a qualidade dos processos logísticos e aumentar os índices de satisfação dos clientes. Além disso, o acesso a dados relacionados à operação possibilita que gargalos sejam identificados e os problemas antecipados e evitados.
A seguir iremos apresentar os problemas mais comuns na gestão de entregas que podem comprometer a qualidade do serviço e resultar na insatisfação dos clientes, acompanhe!
O atraso das entregas é a reclamação mais comum dos clientes, afinal, quando uma pessoa física ou empresa realiza um pedido, se planeja para contar com a mercadoria na data combinada. No caso das empresas, em especial, a demora para o recebimento dos itens pode gerar um efeito dominó, paralisando seus processos e comprometendo sua operação.
Sem um sistema de gestão de entregas não há qualquer informação sobre a localização dos pedidos e muito menos estimativas confiáveis de quando chegarão aos clientes. Geralmente, o embarcador apenas fica sabendo que uma entrega foi efetuada quando o motorista retorna com o canhoto da nota fiscal assinado.
O processo de entrega se encerra quando o motorista chega até o endereço do cliente com as mercadorias. Quando não há nenhuma pessoa autorizada no local para o recebimento, é necessário reagendar a entrega para outro dia ou horário, o que gera custos extras para a empresa.
Quando o cliente recebe o pedido e percebe que as mercadorias enviadas vieram com erros, solicita a devolução. Assim, a empresa precisa arcar com custos de coleta e um novo envio com os produtos corretos. Esse tipo de falha resulta em um aumento dos custos e prejudica a imagem do empreendimento perante o consumidor.
Muitas situações inesperadas podem acontecer durante as rotas de entrega, como acidentes envolvendo o próprio veículo ou com terceiros que paralisam as vias, roubos de carga, falhas mecânicas no caminhão, entre outras.
Essas ocorrências acabam atrasando a entrega ou impedindo que seja realizada. Se a empresa não fica sabendo imediatamente do ocorrido, não consegue avisar o cliente, gerando uma série de transtornos
Pode acontecer de o cliente ter um imprevisto e não estar presente no momento da entrega para recebê-la. Nesses casos, ele pode entrar em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da empresa para informar.
Se a companhia não possui um canal de comunicação direto com seus motoristas, possivelmente será feita uma tentativa de entrega sem sucesso. Perceba que é uma situação que poderia ser facilmente resolvida se houvesse facilidade na troca de informações.
Muitos dos problemas citados até aqui geram um alto índice de reentregas, o que pode encarecer o processo de distribuição significativamente. Sem uma gestão logística bem-feita, se perde o controle de pequenos problemas, tornando-se necessário fazer duas ou até três tentativas de entrega por pedido.
Sem visibilidade do processo de entrega e acesso a outras informações relacionadas, a empresa encontra dificuldades para avaliar o desempenho da sua equipe. Isso também se aplica a situações em que a distribuição de mercadorias é realizada por uma transportadora ou por motoristas agregados.
Sem controle sobre suas operações logísticas, uma empresa pode ver o índice de reclamação dos clientes crescer. A forma mais eficaz de evitar ou resolver essa situação é adquirindo um bom sistema de gestão de entregas.
Hoje, a tecnologia é capaz de oferecer às empresas recursos que podem tornar suas operações muito mais eficientes. E realizar as entregas no prazo, com visibilidade sobre as etapas e o oferecimento de informações para os clientes pode se tornar um grande diferencial competitivo.
Ao utilizar o sistema Comprovei, sua companhia saberá exatamente onde cada pedido está. Os motoristas poderão se comunicar com o SAC via chat, fazer registros das ocorrências com imagens e geolocalização, além de digitalizar os canhotos comprovando as entregas em tempo real. E tudo isso usando o app Comprovei instalado no smartphone.
Uma gestão de entregas eficiente permitirá que problemas sejam resolvidos com mais facilidade ou até previstos e evitados. Assim, os clientes ficarão satisfeitos e terão a confiança na empresa fortalecida.
Quer saber mais sobre como o sistema Comprovei pode ajudar seu negócio a evitar os problemas mais comuns na gestão de entregas? Entre em contato para agendar uma demonstração remota da solução!