Analisar dados é fundamental para o sucesso dos processos logísticos. Porém, mais do que verificar dados do que já foi realizado, é preciso também realizar a análise preditiva da cadeia de suprimentos, ou seja, usar o passado e presente para prever o futuro.
Essa medida é essencial para realizar um bom planejamento e evitar que o atraso de uma etapa prejudique toda a cadeia. Com uma previsão do tempo de duração do estoque, por exemplo, fica mais simples fazer acordos com fornecedores para garantir o abastecimento no prazo correto.
A seguir você irá conferir mais informações sobre a análise preditiva na cadeia de suprimentos, sua importância e benefícios. Boa leitura!
Quando a operação logística é realizada através de sistemas, um grande volume de dados é gerado todos os dias. Com base neles, é possível entender todo o cenário da empresa e tomar decisões de maneira mais acertada.
Vale destacar que, além de possibilitarem uma análise do cenário atual, os dados também fornecem recursos para se fazer previsões sobre resultados futuros. Assim, dá para criar um bom planejamento e evitar vários tipos de problemas.
Por meio da análise preditiva da cadeia de suprimentos se tem acesso a informações sobre o tempo necessário para repor o estoque de determinado item, a demanda do próximo período, as matérias-primas que serão necessárias e assim por diante.
Existem dois outros tipos de análises da cadeia de suprimentos que podem ser confundidas com a análise preditiva. Entenda a diferença entre elas e a importância de cada uma.
Análise preditiva: como mencionado, utiliza dados para fazer previsões dos próximos períodos.
Análise descritiva: considera dados históricos para verificar o estado atual da empresa, é um retrato do cenário atual.
Análise prescritiva: considera as informações obtidas na análise descritiva e preditiva para definir o que deverá ser feito para que as previsões positivas se cumpram e as negativas sejam evitadas. Os diversos cenários são simulados para a identificação do melhor caminho a ser seguido.
A utilização de dados para realizar análises futuras da cadeia de suprimentos pode proporcionar inúmeras de vantagens a uma empresa. Confira, a seguir, quais são os principais benefícios alcançados.
Nenhuma empresa deseja receber um pedido e não ter como atender, certo? Ou, pior, ter um contrato com um cliente e não conseguir cumprir os prazos, seja de produção ou de entrega.
A análise preditiva da cadeia de suprimentos evita exatamente esse tipo de problema. Com ela é possível ter uma previsão da demanda futura de pedidos e se programar para atendê-la em tempo hábil. Assim, se mantém bons relacionamentos com clientes e fornecedores, parceiros fundamentais para o sucesso de um negócio.
Ao analisar a cadeia de suprimentos e fazer projeções para o futuro também se identifica padrões que representam riscos em potencial. Ter a oportunidade de enxergar um problema antes que ele se torne real dá à companhia a chance de reverter o quadro rapidamente, antes que haja algum dano.
Mais uma vantagem oferecida pela análise preditiva é a chance de rever processos e obter informações para reestruturá-los. Se, por exemplo, é constatado que a forma como a operação está sendo realizada não será capaz de suprir a demanda, as etapas poderão ser aperfeiçoadas considerando as metas a serem alcançadas.
Os responsáveis pela tomada de decisões em uma empresa devem considerar diversos pontos para fazerem a melhor escolha. Com a ajuda da análise preditiva fica mais fácil encontrar um bom caminho a seguir, considerando a situação atual, a futura e as metas que se pretende alcançar.
Uma boa gestão de estoque é extremamente importante para o sucesso de uma empresa. Afinal, dessa tarefa depende o volume satisfatório de vendas e o bom relacionamento com os clientes.
Com a ajuda da análise preditiva dá para saber quanto tempo o estoque atual irá durar. Dessa forma, se evita tanto a falta de mercadorias quanto o excesso, que também pode ser prejudicial para a saúde financeira do negócio.
Os custos com frete e transporte geralmente representam uma parcela significativa do preço final do produto. Usando a análise preditiva, é possível determinar a frequência e a quantidade ideais mercadorias para atender à demanda e, ao mesmo tempo, minimizar os custos.
Também dá para realizar o planejamento de rotas, priorizando os caminhos mais rápidos e considerando o tráfego, a distância e os pontos de entrega. São muitos os aspectos que podem ser avaliados e considerados para se fazer mais com menos.
Quando toda a cadeia de suprimentos é bem organizada, os recursos são melhor utilizados e, consequentemente, os custos são otimizados e reduzidos. Com essa redução, a empresa tem a possibilidade de empregar seus investimentos de maneira mais inteligente e até praticar preços mais competitivos no mercado.
Empresas que conseguem entender o comportamento dos seus clientes e se planejam para atender a demanda sem atrasos adquirem uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
Não é à toa que os dados são comparados ao petróleo, porque são realmente muito valiosos, servindo como base para diversos tipos de análises. As informações obtidas dão às empresas ferramentas para tomar decisões, fazer planejamentos, rever objetivos e realizar várias outras ações.
A análise preditiva de dados é uma importante estratégia que as empresas podem usar para tomar decisões embasadas e com maiores chances de sucesso. Com isso, os gestores podem identificar gargalos e verificar a eficiência dos processos, realizando alterações sempre que for necessário.
Através de uma análise preditiva eficiente é possível identificar o que a empresa está fazendo de certo e errado. Vale lembrar que as previsões não são garantias de uma trajetória sem falhas, mas certamente contribuem para se obter mais eficiência e prevenir uma série de questões.
Agora que já sabe o que é a análise preditiva na cadeia de suprimentos, aproveite para conferir outros posts do blog Comprovei e ficar por dentro do universo da logística!