Existem diversos conceitos que estão presentes na logística empresarial, se referindo a diferentes etapas e particularidades da cadeia. Conhecê-los é importante para planejar os processos da sua empresa com mais eficiência, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.
Continue a leitura para conhecer alguns dos principais conceitos atrelados à logística e sua importância para a operação.
O universo da logística empresarial é marcado por muitos termos e siglas que podem gerar diversas dúvidas, especialmente em empreendedores iniciantes. No entanto, a maior parte deles é simples de compreender, basta conhecer seu significado.
Confira a seguir uma lista com 12 conceitos da logística e tire suas dúvidas!
B2B e B2C significam respectivamente: business to business e business to customer. O primeiro diz respeito aos empreendimentos focados em vender ou prestar serviços para outras empresas. Já o segundo atende os consumidores finais, ou seja, pessoas físicas.
Diversas particularidades do negócio precisam ser adaptadas de acordo com o tipo de cliente. No caso de uma transportadora, por exemplo, a operação será diferente se o destino das rotas de entrega forem empresas ou a residência dos consumidores.
Mais duas siglas comumente mencionadas no setor logístico, veja o significado de cada uma:
CIF (Cost, Insurance and Freight) – Em português significa custo, seguro e frete, referindo-se a eles como responsabilidade da empresa que está vendendo a mercadoria. A função do comprador é apenas pagar pelo produto e aguardar a entrega.
FOB (Free On Board) – Traduzindo, livre a bordo, ou seja, é o comprador quem irá resolver todos os detalhes do frete, incluindo os custos. Aqui, o vendedor não terá nenhuma preocupação com o envio, que ficará a cargo do cliente.
Comprovação de entregas é o nome do processo realizado para provar que uma mercadoria foi levada até o seu destino, que geralmente é o endereço do cliente (pessoa física ou empresa).
No passado, o canhoto das notas fiscais assinado pelo cliente era o comprovante que as empresas tinham de que a entrega foi realizada. Era necessário catalogar e conservar milhares de papéis para localizar em caso de divergência de informação.
Hoje, existem sistemas de proof of delivery que acompanham todo o processo de entrega em tempo real. Dessa forma, se tem controle sobre as etapas, tornando a comprovação muito mais eficiente. Além disso, os canhotos de papéis podem ser substituídos por versões digitais, muito mais práticas.
A cubagem é uma medida usada para calcular o espaço que uma carga ocupará dentro do veículo. Ela considera a relação entre o peso e as medidas. Através desse cálculo é possível precificar o frete com mais precisão, evitando prejuízos, especialmente no caso de itens grandes e leves ou pesados e pequenos.
Embarcador é a forma como é chamado o contratante do serviço de frete, que pode ser realizado por diferentes veículos. Assim como diversas expressões usadas na logística empresarial, o termo tem origem no transporte marítimo, pois é derivado de barco, tendo sentido de levar uma mercadoria a bordo.
A sigla ETA significa Estimated Time of Arrival ou, em português, tempo estimado de chegada. Também é um termo emprestado do universo das embarcações, que define o horário estimado que uma carga chegará ao destino.
Hoje, com o auxílio da tecnologia, as empresas podem estimar o horário de chegada das entregas aos clientes. Assim, fornecem esses dados a eles, dando tempo para que se programem para receber.
Trata-se de algo importante, especialmente para empresas que irão receber cargas volumosas. Afinal, precisam se organizar em relação ao espaço para alocar as mercadorias e aos colaboradores que irão descarregar o veículo.
É chamada de last mile a última etapa do processo logístico, traduzindo o termo, temos: última milha. Trata-se do percurso final, aquele que liga o centro de distribuição ao cliente final.
É um ponto de bastante atenção dentro da logística empresarial porque possui um peso muito grande em relação à fidelização. Isso porque os consumidores deixam de comprar de marcas que atrasam as entregas, mesmo que os produtos sejam de qualidade.
É chamada de Logística 4.0 aquela realizada com o auxílio da tecnologia a fim de aumentar a eficiência e otimizar os custos. O termo faz referência à chamada quarta revolução industrial, que também tem os recursos tecnológicos como base.
A logística integrada tem forte relação com a 4.0, pois é realizada com a ajuda de um ou mais sistemas que integram os diferentes processos. Essa conexão entre as etapas contribui tornando a operação muito mais eficiente.
O acompanhamento do todo proporciona aos gestores maior controle sobre as mercadorias, partindo do início até a realização da entrega para os clientes. Dessa maneira, é possível identificar falhas com mais facilidade e agir para solucioná-las.
Basicamente, a logística reversa é aquela que segue o caminho contrário da convencional, ou seja, ela parte do cliente e retorna para a empresa. Pode ser realizada como parte da política de coleta de resíduos (como embalagens ou produtos após o fim da vida útil), trocas ou devoluções.
O SLA (Service Level Agreement) é um acordo selado entre empresas para garantir o nível do serviço prestado. No âmbito da logística empresarial, refere-se ao contrato firmado entre embarcadores e transportadoras.
Nesse documento devem ser descritos todos os direitos e deveres das partes envolvidas. Assim, essas informações deverão ser acompanhadas continuamente para verificar se estão sendo cumpridas corretamente.
Os sistemas logísticos são grandes aliados do acompanhamento de SLA. Afinal de contas, através da análise de indicadores de desempenho é possível verificar a pontualidade das entregas e outras atividades.
A torre de controle logístico é uma central que reúne dados sobre os processos logísticos. Através dela, os gestores conseguem acompanhar tudo em tempo real. Em se tratando da gestão de entregas, por exemplo, dá para verificar a localização dos veículos, as entregas já realizadas, as atrasadas, em andamento etc.
Gostou deste conteúdo? Navegue pelo blog Comprovei e confira mais postagens sobre logística e tecnologia.