Toda empresa deseja ver o seu negócio evoluir, não é verdade? Claro! Isso é o que todas querem!Para ajudar a tornar isso possível, uma ótima opção está relacionada ao investimento em ferramentas tecnológicas.
Essas ferramentas, precisam realmente, ajudar a resolver as dores que toda operação tem, precisam atender às expectativas e serem usadas de modo a agregar valor para os seus processos e para as organizações, de modo geral.
Boa parte delas, vieram somar às transformações trazidas pela indústria 4.0 e a logística 4.0.
Já falamos em um artigo anterior, sobre a indústria 4.0 e sobre a importância da utilização da tecnologia aliada a gestão de entregas. Hoje, vamos falar sobre outras ferramentas importantes para o setor logístico.
Trata-se de Business Intelligence e Business Analytics, ferramentas imprescindíveis para empresas que desejam acelerar a realização das atividades e dos seus processos, tornando-as mais eficientes e competitivas.
A aplicação dessas tecnologias na logística, vem trazendo resultados muito satisfatórios. Acompanhe a leitura, pois explicaremos mais detalhes.
Business Intelligence, ou simplesmente BI, é um mecanismo de geração, análise e compartilhamento de grandes dados estratégicos, que busca dar precisão sobre as atividades desenvolvidas dentro da empresa.
A análise dos dados, permite que as decisões possam ser tomadas de maneira mais prática e rápida, agindo de forma segura e estratégica. Ajudam os gestores a melhorem o desempenho de cada atividade que compõe os processos do negócio desenvolvido pelas organizações.
Fornece dados de tendências que os auxiliam também a criarem diretrizes que possam ser mais eficientes ao processo.
Business Analytics, tem como objetivo, fazer a coleta e análise dos dados da organização e auxiliar os gestores na tomada de decisão.
Parece que os conceitos são iguais, não é mesmo? Na verdade, eles são mesmo bem parecidos.
Podemos dizer que o Business Analytics, além de integrar informações vindas de outras plataformas, é uma maneira utilizada para conseguir ir além de compreender os dados obtidos com o BI.
Através dele é possível avaliar o cenário do mercado de forma antecipada e em tempo real.
Ele mostra uma maneira de encontrar respostas para os problemas levantados, para assim, poder traçar metas para os próximos passos que a organização deve tomar.
Ela tem basicamente, três formas de análises, onde a primeira análise mostra através de indicadores, a situação onde a empresa se encontra, a segunda forma de análise, mostra insights com possíveis resultados e a por último, são mostrados quais melhorias podem ser feitas para que o negócio prospere.
Por isso, podemos dizer que o BA é uma forma mais avançada do BI.
Isso não significa que um seja melhor do que o outro, pelo contrário, cada um tem as suas próprias características.
As duas ferramentas são importantes. Elas são utilizadas para ajudar na tomada de decisão.
O Business Intelligence, traz dados de atividades que foram executadas. Ela faz com que possamos ter uma visibilidade maior sobre tudo o que aconteceu na empresa e mostra se o negócio está funcionando realmente.
Já o Business Analytics faz com que possamos entender a razão envolvida na coleta dos dados, já que ele é mais abrangente.
Ele é capaz de mostrar e explicar o que, porque, quando e como, baseado nos acontecimentos. Com isso, ele pode sugerir planos futuros, deixando de ser apenas dados para então partir para a ação.
A área da logística, trabalha com várias atividades que estão ligados diretamente com a satisfação do cliente, como por exemplo a compra, o armazenamento e a distribuição dos produtos.
São atividades que requerem agilidade, melhorias constantes e otimização dos processos.
Trabalhar com esse nível de exigência, requer o socorro da tecnologia. A utilização de BI é uma boa forma de melhorar o desempenho da equipe e das atividades.
Além de auxiliar na tomada de decisão, como falamos anteriormente, a utilização dessas tecnologias na logística, traz grandes ganhos para outras atividades dentro da operação.
Podemos citar alguns benefícios, como:
Sabemos que atividades que envolvem pessoas e trabalhos manuais, requer muita atenção, ainda mais se tratando de um alto volume de dados. Nem sempre as informações batem e devido a sobrecarga de atividades, a identificação do erro se torna muito difícil.
A utilização do BI, faz com que os dados sejam gerados através de um sistema, minimizando a possibilidade de erros e falhas, permitindo assim, ter uma informação mais confiável, melhorando também, a comunicação entre áreas.
Sem contar que as informações colhidas em tempo real, faz com que o monitoramento seja mais preciso.
O levantamento de dados, permite que seja realizado um melhor acompanhamento de todas as atividades que estão sendo desenvolvidas. Isso é importante pois, você só consegue controlar, aquilo que você sabe o que está acontecendo.
Manter o controle dos processos, faz com que os gestores possam tomar atitudes que tornem a operação mais produtiva e eficiente, sendo possível identifica gargalos ou processos que precisam ser melhorados.
Na gestão das entregas, ter o controle da operação, significa que é possível dar informações mais acertivas e detalhadas aos clientes, até mesmo antes que eles possam levantar a seguinte pergunta: “Onde está minha encomenda?”
Para alcançar um melhor resultado, informações mais precisas e claras são de extrema importância. Compreender os dados gerados, possibilita elaborar melhores estratégias. Quanto mais clara é a informação, mais clara é a comunicação entre a equipe e consequentemente, os resultados também são melhores.
Os dashboards gerados, são responsáveis por reunir informações mais rápidas, precisas e seguras. Permite ainda, que a equipe tenha mais tempo de trabalho em atividades realmente estratégicas.
O lead time é a expressão que representa o período que compreende a realizaçao de um pedido pelo cliente, até a sua entrega.
Empresas que buscam estar acima dos concorrentes, buscam também reduzir o seu lead time de forma planejada e sem comprometer a qualidade dos produtos e serviços.
Já falamos também sobre lead time em um artigo anterior. Sugiro a leitura, caso queira saber mais detalhes sobre este assunto.
O Acompanhamento das entregas, permite as empresas verificarem se elas estão sendo realizadas dentro do prazo e nas condições exigidas pelo cliente.
Permite ainda, saber quando e onde ocorre um problema, sendo possível corrigí-lo de forma mais rápida, gerando uma maior satisfação nos clientes.
A utilização de um software e aplicativo para gestão de entregas, permite ter controle, em tempo real, das atividades que estão sendo desenvolvidas em campo. É possível ainda, ter acesso a todas as confirmações de entregas realizadas em forma de foto com geolocalização e assinatura eletrônica.
Essas informações são colhidas o tempo todo, permitindo a geração dos dashboards essenciais para análise do desenvolvimento da operação.
A utilização de tecnologia, traz ainda muitos benefícios que podemos citar, como a indentificação de falhas nos processos logísticos, o acompanhamento e o registro de ocorrências e a redução de custos.
Falar de Business Analytics e Business Intelligence, é falar sobre velocidade, praticidade, otimização, eficiencia, visão ampla e gerencial.
Vale ressaltar que apenas investir em tecnologia, não significa que sua empresa está inovando.
Já falamos sobre o quanto pode ser difícil a implantação de sistemas tecnológicos. Uma mudança cultura é necessária.
A tecnologia precisa ser usada para resolver realmente os problemas das pessoas, tanto os problemas da própria equipe, quanto dos clientes que a sua empresa atende, de forma simples e eficiente.
A equipe Comprovei, está preparada para dar todo o suporte necessário, e ajudar a sua empresa a investir na Tecnologia para Gestão de Entregas de forma segura.
Com mais de 28 anos de experiência em logística, oferecemos não somente uma plataforma robusta, mas principalmente nosso conhecimento sobre os processos que realmente dão certo.
Venha realizar entregas incríveis com a Comprovei!