Você já ouviu falar a respeito do conceito de logística verde? A sustentabilidade é um tema bastante atual e de grande importância para a sociedade. Muitas empresas têm buscado soluções voltadas para tornar os seus processos mais sustentáveis e é exatamente sobre isso que falaremos na publicação de hoje.
Continue acompanhando para entender exatamente o que é logística verde, os principais desafios enfrentados para implementá-la e as mudanças geradas nos processos logísticos tradicionais. Boa leitura!
Uma pesquisa realizada pela Opinion Box concluiu que 63% dos brasileiros dão preferência para empresas reconhecidas pela preocupação com o meio ambiente. Com isso, companhias que não investem em ações sustentáveis acabarão cada vez mais perdendo espaço no mercado.
A logística verde é uma tendência que vem de encontro com a urgência das pautas ambientais. Trata-se de um conjunto de medidas voltadas para tornar os processos logísticos mais sustentáveis, reduzindo os impactos gerados ao planeta.
O setor logístico compreende uma série de atividades, como armazenagem, embalagem e transporte. Esses processos envolvem o uso de muitos recursos, pois estão relacionados à fabricação de plástico, papelão, uso de energia, água, combustível etc. Isso sem contar na poluição gerada pela emissão de gases dos veículos.
Ações voltadas para uma logística mais verde objetivam reduzir esses impactos através de diversas iniciativas sobre as quais falaremos mais adiante.
São vários os desafios a serem enfrentados pelas empresas que decidem apostar na logística verde. Veja, a seguir, quais são os principais obstáculos encontrados especialmente pelas companhias brasileiras.
Combustíveis – O uso de combustíveis fósseis no transporte de mercadorias está entre os principais desafios da logística verde. Faltam alternativas ecológicas que possam substituir os combustíveis tradicionais e que sejam viáveis economicamente.
Entregas rápidas – Os consumidores desejam entregas cada vez mais rápidas, o que muitas vezes impede que os veículos possam trafegar completamente cheios. Assim, são mais veículos trafegando e emitindo gases.
Investimentos – Nem todas as empresas possuem condições de investir em estruturas mais sustentáveis. Em muitos casos elas possuem um custo alto, porém trazem economia a longo prazo.
Os impactos da logística verde nos processos tradicionais envolvem uma série de mudanças na forma como são realizados, acompanhe!
A medida mais básica que toda empresa pode adotar para uma logística verde é a redução do desperdício de insumos. Para isso, é preciso analisar como esses materiais têm sido usados atualmente e identificar desperdícios.
Essa verificação é importante porque, muitas vezes, no dia a dia de trabalho, certas situações acabam passando despercebidas. Após a análise, é preciso realizar uma revisão dos processos, alterando as etapas para poupar insumos.
Também é preciso considerar o uso de água e energia elétrica. As ações para reduzir o consumo devem incluir investimentos em estrutura e iniciativas para educar os colaboradores.
A definição de metas para a redução do uso de água e energia costuma trazer bons resultados. Já em se tratando de estrutura, alguns exemplos incluem: telhas translúcidas, energia solar, reutilização de água e captação de água da chuva.
A logística reversa pós-consumo envolve a coleta de produtos e seus resíduos após serem descartados pelo consumidor. Para certos setores, essa prática é obrigatória, mas nada impede que outras empresas também a realizem.
Atualmente, muitas empresas de cosméticos, cápsulas de café e outros produtos criaram postos de coletas em suas lojas para os clientes levarem embalagens vazias de produtos. Assim, o material pode ser encaminhado para a reciclagem.
Os veículos são elementos-chave na implementação da logística verde. Embora ainda não seja possível parar de utilizar combustíveis fósseis completamente, o que as empresas podem fazer é realizar a manutenção preventiva de sua frota.
Com todos os veículos rodando em perfeito estado se evita que poluam mais e consumam mais combustível. Mais uma vantagem é que as manutenções costumam custar menos do que os reparos, ajudando na redução de custos.
O last mile delivery é a etapa da logística em que a mercadoria é entregue ao cliente final. Por isso, várias rotas são realizadas para entregar volumes pequenos. Uma forma de reduzir a emissão de gases durante esse processo é apostar em veículos alternativos.
Em várias cidades já é possível ver entregadores que circulam de bicicleta, uma modalidade que atende bem em curtas distâncias e é totalmente sustentável. Inclusive, essa forma de realizar a entrega pode contribuir para a construção de uma imagem positiva da imagem da marca pelos consumidores.
Além das questões voltadas diretamente para o meio ambiente, o conceito de sustentabilidade também envolve questões sociais. Desse modo, ações que visem contribuir para o desenvolvimento local também fazem parte da logística verde.
Algumas iniciativas interessantes incluem: contratação de mão de obra local, investimento em melhorias para a comunidade e aquisição de insumos de empresas da região. Assim, a companhia e a comunidade podem se apoiar e se beneficiar das melhorias alcançadas.
Por fim, mais um impacto da logística verde sobre os processos e que também é fruto do avanço da tecnologia é a utilização de um sistema de gestão de entregas. Com o acompanhamento de cada etapa do transporte de mercadorias é possível planejar rotas, facilitar a comunicação com os motoristas, antecipar problemas, entre outros benefícios.
Essa visibilidade do que acontece em campo possibilita que os processos sejam otimizados. Como consequência, o número de reentregas é reduzido, assim como o uso de combustível, gerando menos custos e menos impactos ao meio ambiente.
Por mais que existam desafios para a implementação da logística verde, é importante que cada vez mais empresas se esforcem para reduzir os impactos gerados ao meio ambiente. Afinal, como vimos, além da urgência da pauta, essa é uma exigência que tem crescido entre os consumidores.
Sua empresa já investe em soluções voltadas para a logística verde? Conte com a Comprovei para ganhar mais eficiência no processo de entregas e, assim, reduzir os impactos ao meio ambiente. Entre em contato para agendar uma demonstração remota e saber mais.