Sua empresa já usa o canhoto digital de NFe ou CTe para a comprovação de entregas dos pedidos enviados aos clientes? Essa novidade veio para tornar o processo logístico muito mais prático e seguro, proporcionando benefícios para embarcadores, transportadoras e, claro, os clientes.
Nesta postagem vamos falar sobre o uso do canhoto digital pelas empresas, os objetivos dessa iniciativa e como ela pode ser adotada. Continue a leitura para conferir essas e outras informações sobre o assunto. Vamos começar?
Antes de falarmos sobre os detalhes relacionados ao canhoto digital de NFe e CTe, é importante explicar que essa modalidade do documento de comprovação de entregas tem validade jurídica.
No entanto, para isso deve atender os requisitos legais e regulatórios vigentes, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por exemplo. Além disso, é importante que a empresa escolha uma plataforma ou aplicativo que garanta a segurança e autenticidade das informações registradas.
Para quem desejar saber mais a respeito, a autorização para substituir o canhoto de papel pelo digital foi oficializada através do Ajuste SINIEF 38/21.
O canhoto digital substitui a versão anterior de papel, destacada dos documentos auxiliares da NFe (Nota Fiscal Eletrônica) e do CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico). É usado para comprovar a realização de uma entrega, sendo assinado pelo recebedor.
Existem duas maneiras de uma empresa adotar o uso do canhoto digital. A primeira é solicitar que o recebedor da entrega assine diretamente na tela de um dispositivo, como smartphone ou tablet. Na segunda, a assinatura é feita em papel e posteriormente digitalizada, sendo inserida no banco de dados do sistema.
O canhoto digital foi criado mirando em alguns objetivos, que envolvem mais praticidade, confiabilidade das informações e economia de recursos. Saiba mais nos tópicos a seguir.
Antes da criação do canhoto digital as empresas precisavam realizar processos longos que incluíam:
Com a versão digital não é preciso realizar nada após o cliente assinar na tela ou a digitalização do papel, feita em alguns segundos. Isso torna o processo muito mais ágil, aumentando a produtividade da operação.
A comprovação de entregas pode variar conforme a empresa que contrata o serviço de transporte. Para uma transportadora, lidar com uma grande variedade de formatos de comprovantes pode ser bastante complicado.
Através do canhoto digital, embora o formato adotado por cada companhia possa variar, a forma de registrar é a mesma. Essa padronização ajuda a evitar falhas e tornar o processo mais confiável.
Se um cliente contesta a confirmação de uma entrega é preciso localizar o canhoto para verificar a assinatura do recebedor, assim como a data e o horário. Já imaginou fazer isso em um arquivo físico com milhares de documentos em papel?
Com a digitalização, basta acessar o banco de dados e pronto, rapidamente o canhoto será localizado. Além disso, existe a confiabilidade das informações, pois o documento pode estar atrelado a um reconhecimento de geolocalização, por exemplo.
Cada vez mais organizações estão buscando tornar seus processos sustentáveis, o que significa reduzir o consumo de recursos naturais e a geração de lixo. A adoção do canhoto digital promove a redução do uso de papel, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Usar menos papel significa também reduzir custos com a compra de sulfite, tinta para a impressora, armazenamento, além do tempo que se ganha com a otimização de processos.
Assim, a empresa economiza e pode destinar recursos para outras frentes, como sua expansão, programas de treinamentos para os colaboradores, aquisição de equipamentos etc.
O canhoto digital de NFe e DACTE pode ser usado por transportadoras e empresas que realizem o seu próprio transporte. Entretanto, é preciso ressaltar que sua função é voltada apenas para fins de comprovação de entrega, questões relacionadas ao fisco devem ser realizadas normalmente.
Apesar de já termos apresentados os objetivos do canhoto digital, que também representam grandes benefícios, existem ainda mais vantagens em utilizar essa nova versão do documento, acompanhe!
Para utilizá-lo e desfrutar de todas as vantagens oferecidas é preciso contar com um sistema que possua essa funcionalidade. O Comprovei é uma solução completa para a gestão de entregas e possui recurso para o uso do canhoto digital com validade jurídica.
Além do processo descrito anteriormente, com assinatura na tela de um dispositivo móvel ou escaneamento de documento físico, com o Comprovei é feita a análise através de inteligência artificial. Dessa forma, data, assinatura e número da nota são conferidos, verificando se a entrega foi feita da maneira correta.
Mais uma função importante que contribui para a confiabilidade dos dados é a determinação da posição geográfica da entrega. Algo que não se tinha com a versão física do canhoto, que podia ser facilmente adulterado.
Viu só quantas vantagens o canhoto digital de NFe e CTe oferece? Utilizando o Comprovei os benefícios são ainda maiores. Quer saber mais sobre a solução? Entre em contato para agendar uma demonstração remota e veja como podemos ajudar sua empresa a realizar entregas incríveis!