O volume de uma mercadoria influencia diretamente no valor do frete. Afinal, representa o espaço a ser ocupado no interior do veículo e, consequentemente, os custos envolvidos para a prestação do serviço. Nesse contexto, o cálculo de cubagem é muito importante, pois considera a relação entre o peso e o volume.
Realizar o cálculo corretamente é fundamental para a precificação adequada do transporte, otimizando a operação e evitando prejuízos. Se você tem dúvidas sobre o assunto, continue a leitura para entender mais sobre a cubagem e a forma correta de calcular. Vamos lá?
A cubagem é a relação entre o peso e o espaço ocupado pela mercadoria no veículo, ou seja, o seu volume. Trata-se de um método utilizado para casos em que será feito o transporte de mercadorias grandes e leves ou pequenas e pesadas.
Itens como placas de isopor, algodão e colchões, por exemplo, possuem um volume considerável. No entanto, quando se trata do peso, são leves se comparados a outras mercadorias. Esse contraste entre peso e tamanho também está presente em certos tipos de eletrodomésticos e peças de ferro, que são pequenas e pesadas.
Nesses casos especiais, se as transportadoras utilizassem peso e volume reais, haveria grandes chances de prejuízo. Então, para evitar problemas, a cubagem é usada para respeitar essa relação entre o peso e o volume e chegar à precificação ideal.
O transporte de cargas envolve uma série de questões, como: lucratividade da empresa, aproveitamento do espaço interno do veículo, legislação, entre outras. A cubagem auxilia a organizar a operação considerando todos esses pontos.
Imagine que será transportada uma carga de colchões que ocupará todo o veículo. Se for considerado apenas o peso, o valor do frete ficará baixo, gerando prejuízo para a transportadora. Afinal de contas, os custos poderão ultrapassar o pagamento feito pelo cliente.
Outra situação envolve os itens de menor tamanho e maior peso. Considerando apenas as medidas, há o risco de o veículo atingir seu peso máximo permitido, sem o aproveitamento total do espaço interno. Essa situação também pode resultar em perdas para a empresa.
Com a cubagem esses problemas são evitados, pois não se considera apenas o peso ou as medidas. Inclusive, o método ajuda no planejamento da operação, como na escolha do veículo para o tipo de carga, de modo a aproveitar sua capacidade máxima. Assim, auxilia a otimizar os custos e aumentar a lucratividade do empreendimento.
Antes de irmos para o cálculo da cubagem, é necessário conhecer um valor importante, o fator de cubagem.
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) define um valor que apresenta a relação entre peso e volume considerada ideal para cada modal de transporte. No entanto, trata-se apenas de uma base para nortear o cálculo. Se desejarem, as transportadoras podem utilizar outro valor.
O fator de cubagem é um valor que equivale ao peso ideal para cada metro cúbico do interior do veículo. Em se tratando do transporte marítimo, esse peso é de 1000 kg. Já no transporte aéreo é de 7 kg, enquanto no rodoviário é de 300 kg para carga fechada e 250 kg para carga fracionada.
Na carga fracionada, o fator de cubagem é menor que o da carga fechada pela dificuldade de preencher todo o espaço interno do veículo. Afinal, nesse caso, itens de tamanhos e pesos diferentes são combinados até atingir o limite e nem sempre dá para encaixar todos eles.
O peso cubado representa o espaço que a carga irá realmente ocupar no veículo, é uma unidade criada para facilitar o cálculo do frete de mercadorias com características específicas, como muito volume e pouco peso ou pouco volume e muito peso.
Para descobrir qual o peso cubado de uma mercadoria é necessário fazer o seguinte cálculo:
Altura x largura x comprimento x fator de cubagem (de acordo com o modal utilizado).
Observe o exemplo:
Será feito o transporte de uma peça com as seguintes dimensões:
Comprimento: 0,50 m
Assim, aplicando a fórmula, temos:
Peso cubado = 2,00 x 0,50 x 0,50 x 300 (considerando o modal rodoviário para carga fechada)
Peso cubado = 150 kg
Perceba que, mesmo que o peso real seja 250 kg, o peso cubado da peça é de 150 kg. Isso porque, de acordo com a métrica, é esse o lugar que ela ocupa no veículo.
Observe o exemplo de cálculo do peso cubado aplicado a outros modais.
Peso cubado = 2,00 x 0,50 x 0,50 x 250
Peso cubado = 125 kg
Peso cubado = 2,00 x 0,50 x 0,50 x 166,7
Peso cubado = 83,35 kg
Peso cubado = 2,00 x 0,50 x 0,50 x 1000
Peso cubado = 500 kg
Para fazer o cálculo de cubagem é necessário ter informações sobre as medidas da embalagem da carga. Então, aplica-se a seguinte fórmula:
Comprimento x altura x largura x quantidade de volumes x fator de cubagem.
Perceba que o cálculo é bastante semelhante ao apresentado anteriormente para o peso cubado. Apenas é necessário incluir a quantidade de volumes para obter a resposta completa.
Mais um cuidado importante é a conversão das medidas, que deverão estar em quilos e metros. É preciso ter atenção para evitar misturar as medidas e prejudicar a precisão do resultado obtido.
Nesta postagem foi possível entender o que é a cubagem e a sua importância para o transporte de cargas. Através do cálculo, as transportadoras conseguem precificar o frete de forma simplificada, especialmente nos casos em que há um grande contraste entre medidas e peso. Assim, se evita prejuízos e é possível planejar a operação de modo otimizado.
Gostou deste conteúdo? Navegue pelo blog Comprovei e confira mais postagens sobre logística e tecnologia.