A rotina de motoristas envolve passar várias horas diárias no trânsito e certas ocorrências podem resultar em multas. Para manter o controle e evitar custos desnecessários, é preciso realizar a gestão de multas em veículos corporativos.
Quando não há o acompanhamento das autuações, a companhia perde oportunidades de recorrer e até de verificar se o volume está mais alto do que o normal. Com o controle, torna-se mais simples verificar as principais causas das multas e aplicar ações preventivas.
Quer saber como fazer a gestão de multas dos veículos da sua empresa? Continue acompanhando e confira!
Quem tem um veículo de uso pessoal sabe que existem várias obrigações a serem cumpridas. Em primeiro lugar, a transferência ou o emplacamento, seguido do pagamento de impostos, seguros e multas. Embora a última não seja um custo padrão, é algo que pode acontecer com qualquer condutor.
Agora, imagine todos esses detalhes multiplicados pelo número de veículos de uma frota. São muitos documentos e pagamentos a realizar e é preciso gerenciá-los corretamente para não perder o controle e ter problemas ainda maiores.
A gestão de multas nada mais é do que um processo realizado pelas empresas para controlar essas ocorrências. É uma forma de acompanhar prazos, verificar a possibilidade de recorrer, identificar os condutores responsáveis, entre outras medidas.
Qualquer condutor está sujeito a receber uma autuação, especialmente aqueles que dirigem profissionalmente todos os dias. A gestão de multas é importante porque, sem ela, as empresas irão simplesmente realizar os pagamentos sem buscar a origem do problema.
O excesso de multas pode significar muitas coisas, como a falta de preparo dos motoristas ou até que eles estão sobrecarregados de atividades. Com o devido acompanhamento é possível entender as causas de cada multa, conversar com os responsáveis e agir para tornar a operação mais segura.
Os principais benefícios da gestão de multas em veículos corporativos são:
Mas como realizar a gestão de frotas de forma eficiente, controlando as autuações e agindo para prevenir as infrações? Acompanhe os passos a seguir.
Primeiramente, é preciso centralizar as informações sobre as multas dos veículos corporativos. Para empresas de menor porte, podem ser usadas planilhas, já outras com frotas volumosas devem recorrer a sistemas específicos para facilitar o controle.
Poder acessar todos os dados relacionados às multas em um só local irá facilitar muito o processo e a aplicação dos passos que apresentaremos em seguida.
Multas são custos extras que podem gerar prejuízos para uma empresa. Então, para evitar que chegue a esse ponto, é necessário controlar os gastos e também os pontos na CNH dos motoristas.
Se um profissional receber muitas multas, poderá perder o seu direito de dirigir, desfalcando a equipe. Com o devido controle, torna-se mais simples realizar ações preventivas.
A ausência de documentos relacionados aos veículos e aos motoristas também pode resultar em multas. Por isso, mais um passo fundamental da gestão é manter toda a documentação em dia, realizando o pagamento de impostos e outras taxas.
Todo condutor tem o direito garantido pela Constituição Federal de recorrer ao receber uma multa. No entanto, há um prazo para fazer isso. São 30 dias para a defesa prévia a partir da notificação de autuação e mais 30 dias após a notificação da multa.
Essas datas também devem ser registradas no controle das multas para evitar perdê-las. Como se pode ver, os prazos são extensos, entretanto, não se deve deixar para a última hora.
Toda empresa que tem uma frota possui um cronograma com a escala dos motoristas. Esse controle também é importante para a gestão de multas, pois ajuda a identificar qual foi o condutor que cometeu as infrações.
Existe um tipo de multa direcionada para empresas que possuem frotas. Trata-se da NIC, sigla para Não Indicação de Condutor. Sempre que uma autuação é realizada em um veículo corporativo, a companhia que detém sua propriedade tem um prazo de 15 dias para indicar o motorista infrator. A indicação é uma forma de direcionar corretamente a multa e os pontos na CNH.
Para realizar melhorias em qualquer processo em uma empresa, é preciso entender o cenário atual. Em se tratando da gestão de multas, é fundamental identificar quais são as infrações com maior incidência. Dessa forma, é possível realizar treinamentos direcionados para evitar novas autuações.
Fornecer ferramentas que auxiliem o trabalho dos motoristas é uma maneira de tornar os processos mais eficientes e, também, prevenir multas. Hoje, a tecnologia é uma grande aliada do setor logístico como um todo, incluindo as empresas e os condutores de frotas.
Sistemas de telemetria, gestão de entregas e outros, ajudam na comunicação entre as equipes internas e externas. A troca de informação facilitada possibilita ações mais rápidas e contribuem para o aumento da segurança nas rotas.
Realizar a gestão de multas em veículos corporativos é extremamente importante para evitar que o excesso de infrações gerem prejuízos, comprometam a segurança da operação e a imagem da empresa perante a sociedade.
Este conteúdo foi útil para você? Acesse outras postagens do blog Comprovei e confira mais dicas sobre logística e tecnologia.