Você já ouviu falar em manutenção detectiva? Aqui vamos falar sobre esse assunto aplicado na logística e transporte. Ela é utilizada em empresas dos mais diversos segmentos da indústria e serviço.
Mas vamos primeiro conceituar o termo de uma forma mais abrangente, já que a manutenção detectiva se aplica a centenas de áreas. Trata-se de um processo realizado para detectar problemas de pequenas dimensões que estão escondidos ou encobertos, e que, futuramente, podem gerar grandes problemas. Grandes problemas, prejuízo na certa, não é mesmo?
Ou seja, ela visa identificar problemas não detectados de forma rápida e visual e, que depende de um profissional qualificado, com recursos, equipamentos e conhecimento específicos para fazerem esse trabalho.
Já imaginou uma máquina, equipamento ou veículo apresentar algum tipo de defeito durante a execução de um serviço? Por isso, a manutenção detectiva serve para:
Até aqui falamos um pouco do conceito e das suas principais vantagens. A partir de agora vamos explanar mais sobre a manutenção detectiva no que tange logística.
Ao abordarmos a manutenção detectiva na logística, podemos falar de:
Dentro desse contexto a manutenção detectiva visa evitar:
A manutenção detectiva deve fazer parte dos processos de qualidade e manutenção da gestão logística. Através dela são feitos testes, avaliações e inspeções para que se possa corrigir algum defeito, até então imperceptível, para que futuramente não se torne um problema.
Nos caminhões, carros, utilitários, são averiguadas parte elétrica e mecânica, sem nenhum indicativo de problema. As carrocerias dos caminhões e utilitários também devem passar por manutenção detectiva constantemente para que não comprometam o transporte de carga, a exemplo de carrocerias refrigeradas que necessitam estar em pleno funcionamento na hora do transporte e sem nenhum tipo de infiltração ou vazamento.
Guindastes e empilhadeiras também devem passar por manutenção detectiva para evitar panes e até mesmo acidentes, que colocam em risco a vida dos operadores, bem como a avaria das cargas.
Na manutenção detectiva são feitas limpeza, troca de peças, lubrificação, dentre diversos outros ajustes.
Como já dito anteriormente, esse tipo de manutenção deve fazer parte do processo de qualidade da gestão logística. Nesse sentido, é preciso criar um método específico para os profissionais envolvidos. Aqui vamos dar algumas dicas de como elaborar um processo de manutenção detectiva:
Faça check lists de equipamentos e veículos, assim como de itens a serem inspecionados, avaliados e testados durante a manutenção detectiva;
De quanto em quanto tempo a manutenção detectiva será realizada, se será por quilometragem ou tempo de uso, a exemplo dos carros, ou por semana, quinzena ou mensal, para equipamentos e maquinários. Lembre-se de fazer um cronograma para que sejam inspecionados continuamente e não deixe tudo para ser feito em um curto período, o trabalho deve ser diário;
É preciso ter uma equipe capacitada e continuamente treinada para atender as demandas dessa manutenção. Esses profissionais devem ter olhar minucioso e conhecimento técnico específico para realizar o trabalho, tanto de inspeção como de efetivamente a manutenção, seja ela limpeza, troca, conserto, dentre outros;
Os profissionais devem estabelecer uma boa comunicação entre os motoristas, operadores de equipamento e seus auxiliares. Pois em determinadas situações eles podem acionar a equipe relatando algum possível defeito que, se não detectado de forma rápida, pode se tornar um grande problema, trazendo grandes prejuízos para a empresa e atrasando as entregas.
Crie painéis de indicadores e mantenha eles abastecidos com informações. Assim os processos de decisão e gerenciamento de problemas pode se tornar muito mais rápido e assertivo, quando há números concretos sobre a manutenção detectiva. Os indicadores podem, e devem, fazer parte do programa de gestão logística, o ideal é que esteja tudo no mesmo lugar.
Faça monitoramento constante tanto dos veículos e equipamentos, quanto do sistema de gestão, indicadores e também da equipe;
Aqui falamos sobre o conceito de manutenção detectiva, sua importância, dicas de como fazer e aplicar na gestão logística.
É um processo muito importante para evitar grandes prejuízos, seja em maquinários, equipamentos e veículos, seja na avaria de cargas ou atrasos com a entrega final.
Aplique essa manutenção em seu processo logístico e garanta melhor performance e vida mais longa de equipamentos e veículos.
E você já conhece o sistema Comprovei? Solicite atendimento junto aos nossos consultores e receba uma demonstração.