O transporte de bebidas envolve, além das medidas padrão para manter a eficiência da operação, uma série de cuidados especiais. Isso se deve ao fato de se tratar de uma carga líquida, muitas vezes vir acondicionada em embalagens de vidro e ter necessidades específicas em relação à durabilidade.
Mas como transportar bebidas de forma segura, sem comprometer a qualidade dos produtos e reduzindo perdas? Neste post iremos trazer respostas para esses questionamentos e dar dicas para uma distribuição mais eficiente. Vamos conferir?
O transporte de bebidas funciona de forma semelhante a outros tipos de mercadorias, mas possui algumas particularidades. Em primeiro lugar, o veículo utilizado precisa oferecer a segurança e estabilidade que o produto precisa para chegar intacto para os clientes.
Podem ser utilizados tanto veículos leves quanto pesados, dependendo do volume da carga. Independentemente do tipo de veículo usado, é importante oferecer a proteção que a mercadoria precisa para se manter segura durante a rota.
Em se tratando de veículos pesados, os modelos utilizados incluem aqueles com carroceria do tipo baú, que é totalmente fechada, e os chamados siders, com as laterais fechadas por lonas. A primeira opção garante maior segurança contra furtos e roubos, enquanto a segunda se mostra mais prática para cargas volumosas.
Outros fatores que precisam ser considerados são a fragilidade da embalagem, a validade dos produtos e as rotas. Toda a viagem deve ser programada para garantir que a qualidade dos itens seja mantida e que eles sejam entregues no prazo aos clientes.
Na grande maioria dos casos, o transporte de bebidas tem como destino supermercados, bares e restaurantes. Esses estabelecimentos podem ter regras em relação aos horários de recebimento de mercadorias, as chamadas janelas de entrega. Falaremos mais profundamente a respeito adiante.
Um fator importante a ser mencionado em relação ao transporte de bebidas é a logística reversa. Diferentemente de como acontece com outros tipos de mercadorias, a entrega de bebidas costuma envolver o recolhimento de vasilhames vazios de vidro.
Nesse sentido, além de planejar a operação considerando as entregas, é necessário incluir a logística reversa. Afinal, os veículos saem do centro de distribuição carregados com as bebidas e retornam com embalagens vazias, que devem ser destinadas corretamente.
As embalagens utilizadas em cada tipo de bebida influenciam na forma como o transporte será realizado. Saiba mais a seguir.
Material mais tradicional usado em embalagens de cerveja, refrigerantes, vinhos, destilados, além de algumas marcas de suco e água mineral. É o tipo de embalagem mais frágil do mercado e que requer cuidados tanto no manuseio quanto durante o transporte.
Geralmente, as embalagens primárias são acondicionadas em engradados ou caixas de papelão com divisórias internas que evitam o atrito. É importante incluir avisos de “frágil” para garantir que toda a equipe irá manusear os itens corretamente.
O alumínio é um material bastante utilizado na embalagem de bebidas por conta da sua resistência. Entretanto, se o atrito é o grande vilão do vidro, aqui o problema é a umidade, que pode oxidar as latas e gerar estufamento.
As características do alumínio e a praticidade de acondicionar as bebidas em porções individuais tornou essa embalagem bastante popular. Hoje, é possível encontrar latas de cerveja, refrigerante, suco, energético, vinho, entre outros produtos.
As embalagens plásticas de bebidas são feitas de PET (polietileno tereftalato) e geralmente utilizadas para refrigerantes, sucos e água mineral. Assim como o alumínio, também são bastante resistentes, porém, podem se tornar sensíveis ao excesso de calor.
Não é necessário utilizar veículos refrigerados para transportar bebidas em garrafas PET. Entretanto, não é indicado que fiquem expostas diretamente ao sol. Por isso, o transporte costuma ser realizado em caminhões cobertos.
Embora a maior parte das bebidas seja transportada com os três tipos de embalagens citadas anteriormente, as cartonadas são bastante utilizadas para sucos.
Compostas por três materiais (polietileno, papel cartão e alumínio), se mostram bastante resistentes e não requerem grandes cuidados durante o transporte.
Para que as bebidas cheguem em perfeito estado ao seu destino, existem alguns cuidados que precisam ser tomados. Veja quais são!
A melhor forma de realizar o transporte de bebidas de maneira segura é considerando as necessidades do produto. Como pudemos ver, cada embalagem tem características específicas, então esse deve ser o primeiro ponto observado.
Vale lembrar que toda a equipe deve ser treinada para manusear e transportar corretamente as bebidas, seguindo todos os cuidados de segurança necessários.
Mesmo que a embalagem utilizada não seja de vidro é importante manter a estabilidade no interior do veículo. Afinal, atritos podem gerar outros tipos de desgaste e até comprometer a aparência das embalagens.
Mais um cuidado a se tomar com a disposição das mercadorias no veículo diz respeito à distribuição do peso. Até mesmo por uma questão de segurança do motorista, os produtos devem ficar dispostos de forma equilibrada.
Como já mencionado, bebidas costumam ser entregues em estabelecimentos que podem ter janelas de entrega. Isso significa que o veículo apenas pode descarregar os produtos em horários específicos, geralmente quando não há atendimento ao público.
Respeitar essas janelas é um tanto quanto desafiador quando não se conta com um sistema de gerenciamento de entregas. Afinal, lidar com todas as tarefas relacionadas ao transporte e ficar consultando os horários em folhas de papel não é nada prático.
Para solucionar a questão apresentada anteriormente das janelas de entrega e alcançar mais eficiência na operação é fundamental contar com a ajuda da tecnologia.
Com o sistema Comprovei é possível planejar as rotas e acompanhar de perto cada etapa do transporte de bebidas. Assim, se garante o cumprimento de prazos e se evita uma série de problemas capazes de comprometer a qualidade do serviço e o relacionamento com os clientes.
Quer saber mais sobre a nossa solução e seus benefícios? Entre em contato e agende uma demonstração remota!