Muitos não sabem, mas a distribuição para empresas B2B possui algumas diferenças em relação ao comércio B2C, voltado para o cliente final. O volume, a agilidade, a maior exigência de pontualidade e cumprimento de janela de entregas estão entre os principais pontos.
O transporte de mercadorias de uma empresa para outra envolve uma série de particularidades. Afinal, todo o funcionamento do negócio dos clientes depende da eficiência dos processos logísticos e um atraso pode representar grandes prejuízos.
Ao longo da publicação iremos apresentar as diferenças da distribuição para empresas B2B e o funcionamento dessa modalidade de transporte. Vamos lá?
Distribuição B2B é a forma como é chamado o processo de entregas destinadas a outras empresas. Trata-se de um modo abreviado da expressão business to business, em português negócio-para-negócio.
Embora o processo de entrega envolva sempre partir de um centro de distribuição até o destino indicado, faz bastante diferença se o recebedor será uma pessoa física ou uma empresa. No segundo caso, as etapas possuem algumas particularidades importantes.
Veja, a seguir, quais são as principais diferenças envolvidas.
Na distribuição B2B, o volume da carga é muito maior do que na modalidade B2C, voltada ao consumidor final. Assim, em vez de o veículo fazer várias paradas ao longo da rota para entregar um ou dois itens, são menos destinos com um volume maior de mercadorias a serem entregues em cada um.
Exatamente por causa do maior volume da carga, em muitos casos é preciso contar com veículos maiores e que comportem todas as mercadorias a serem entregues. Empresas que terceirizam a entrega precisam buscar transportadoras que contem com uma frota compatível com suas necessidades.
Os consumidores de modo geral desejam receber seus pedidos em menos tempo. Entretanto, quando se trata de pessoas jurídicas, o que está envolvido é muito mais do que o desejo e sim uma necessidade.
Muitas vezes, a empresa depende daquela mercadoria para dar andamento aos seus processos. Assim, um atraso pode representar prejuízo e comprometer a boa relação com o embarcador, podendo resultar em uma quebra de contrato.
Para o sucesso da distribuição para empresas B2B, é imprescindível planejar a operação para que tudo ocorra da forma mais ágil possível, mas claro, sem prejudicar a qualidade. Inclusive, vale destacar a palavra agilidade, que é diferente de pressa.
A distribuição para empresas B2B pode envolver o transporte dos mais diversos tipos de mercadorias, desde itens mais resistentes até os frágeis e perecíveis. Esse ponto também influencia na questão da agilidade, pois dessa rapidez depende a entrega segura dos produtos.
Muitos empreendimentos não podem receber entregas o tempo todo. Um bom exemplo disso são os shoppings centers, que apenas recebem mercadorias após o espaço ter sido fechado ao público.
Nesse caso, a transportadora deve ter um bom planejamento para cumprir essa janela, fazendo a entrega na hora certa. Do contrário, a viagem será totalmente perdida, pois os produtos não poderão ser entregues.
Realizar um bom controle de estoque é imprescindível em qualquer situação. Porém, quando se trata de distribuição B2B esse cuidado precisa ser maior pelo motivo que já mencionamos anteriormente: os clientes dependem das mercadorias para darem continuidade aos seus processos.
Com uma gestão de estoque eficaz é possível verificar quanto tempo o estoque atual irá durar, o prazo para serem feitas reposições, lead time para entregar pedidos e assim por diante.
Gestão de entregas é o nome dado a um conjunto de ações que visam garantir a eficiência dos processos logísticos. Uma das principais medidas é a utilização de um sistema, como é o caso do Comprovei.
Empresas que utilizam a nossa solução conseguem ter visibilidade de todo o processo de entregas, a partir do momento em que as mercadorias saem do centro de distribuição até a chegada ao cliente.
Veja quais são os benefícios que o Comprovei oferece para o processo de distribuição para empresas B2B.
Com o sistema Comprovei as mercadorias não são simplesmente embarcadas no veículo e só se tem notícia delas quando o motorista retorna. É possível acompanhar todas as etapas em tempo real, o que permite uma tomada de decisão rápida para resolver alguma eventualidade e garantir que os prazos sejam cumpridos.
A conferência das mercadorias no momento do embarque é uma etapa bastante importante para evitar extravios, é a garantia de que o item foi mesmo enviado. A solução Comprovei conta com um recurso que facilita essa tarefa, realizando a checagem por meio de código de barras.
A escolha das rotas é um fator muito importante para o cumprimento de prazos e, também, para a otimização de custos. Através do sistema de gestão de entregas dá para realizar esse controle, planejando os melhores caminhos e acompanhando toda a viagem.
Na distribuição para empresas B2B é fundamental comprovar que a entrega foi realizada, afinal, geralmente são pessoas diferentes responsáveis por cada processo. Com o Comprovei, a comprovação pode ser realizada digitalmente através de uma assinatura eletrônica direto na tela do smartphone.
Citamos como uma das particularidades da distribuição para empresas B2B as janelas de entrega. Com o sistema, essa informação aparece em destaque para o motorista, o que o permite se programar para cumprir o horário.
Durante os processos de entrega, muitos dados são gerados no sistema. Assim, os gestores de logística têm acesso a indicadores de desempenho em tempo real, informações de grande valor para a tomada de decisões.
Inclusive, esse é um fator bastante importante para manter bons relacionamentos entre embarcadores e transportadoras. Dessa forma, os SLAs (Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço) são controlados com a máxima transparência.
A distribuição para empresas B2B tem a sua complexidade, mas com um bom planejamento e a utilização de um sistema de gestão de entregas pode ser realizada com total eficiência e qualidade.