No passado, o termo logística se referia apenas à transferência de matérias-primas e produtos acabados de um lugar ao outro. Contudo, com os avanços tecnológicos e a mudança nas demandas do mercado, o setor viu a necessidade de transformar o conceito, o que resultou na logística integrada.
Mas o que a palavra integrada representa para o setor logístico? Quais são os benefícios que essa transformação gerou e como ela é aplicada às empresas? Você irá encontrar as respostas para todas essas dúvidas ao longo da publicação. Vamos começar?
O conceito tradicional de logística representa os processos de planejamento e gestão do armazenamento, além do transporte de matérias-primas, produtos acabados e semi-acabados. Dessa forma, engloba diferentes setores em uma empresa, pois acompanha os materiais e mercadorias desde o início até chegarem aos pontos de consumo.
A logística integrada também tem esse mesmo significado, com o diferencial de que todas as etapas são interligadas. Assim, uma empresa, além de organizar seus processos, tem acesso a informações do estoque dos fornecedores e clientes, por exemplo, o que torna seu planejamento mais eficaz.
Para que essa interligação dos processos aconteça, incluindo até mesmo empreendimentos parceiros, são usados recursos tecnológicos. Assim, sistemas voltados para o setor logístico permitem que a informação flua e as atividades sejam executadas de modo interdependente.
Uma empresa é formada por diferentes setores, cada um é responsável por um conjunto de atividades. Embora essas tarefas sejam realizadas individualmente, fazem parte de um mesmo processo e têm o mesmo objetivo final.
A logística integrada se aplica às empresas facilitando a visão sobre essa interligação. Desse modo, o setor de compras, por exemplo, tem acesso a informações do estoque, permitindo um melhor planejamento de pedidos aos fornecedores.
Mais um exemplo de aplicação da logística integrada diz respeito ao transporte. Com o uso de um sistema de gestão de entregas, como o Comprovei, é possível acompanhar as rotas e mensurar o tempo de chegada ao cliente. Assim, o planejamento de todos os envolvidos pode ser otimizado.
Investir em soluções voltadas para a integração da logística pode trazer diversas vantagens, que envolvem desde a agilidade dos processos até o aumento da satisfação dos clientes. Saiba mais sobre outros importantes benefícios envolvidos.
As soluções que promovem a integração dos processos logísticos permitem que se tenha maior controle sobre eles. Afinal, os supervisores de cada setor conseguem acompanhar em tempo real a realização das atividades. Com mais controle, diversos outros benefícios são alcançados.
Quando todas as etapas da operação são bem planejadas, os recursos são utilizados de maneira mais inteligente. Como consequência, há uma redução dos custos operacionais, algo bastante interessante em um mercado competitivo. Afinal, menores custos resultam na prática de preços mais atrativos para os clientes.
A visibilidade proporcionada pela logística integrada torna os processos otimizados e mais organizados. Isso se deve à facilidade em identificar etapas desnecessárias e outras questões que possam atrapalhar o fluxo das atividades.
Quando se conta com dados reais e atualizados constantemente, as informações são mais confiáveis. Isso leva a uma tomada de decisões embasada e com maiores chances de sucesso. Não à toa, hoje os dados já são comparados ao petróleo, tamanho é o seu valor para as empresas e o mercado como um todo.
Através da visibilidade sobre os processos é possível, inclusive, antecipar problemas e falhas. Isso se aplica a diferentes situações, como um item do estoque que está próximo de se esgotar e uma ocorrência na rota que poderá gerar um atraso na entrega.
Essa antecipação de situações permite que os responsáveis tenham tempo hábil para evitar a questão ou, pelo menos, minimizar os danos. No caso do primeiro exemplo sobre o estoque, o pedido pode ser agilizado. Já em relação à entrega, o cliente pode ser previamente avisado, evitando uma reclamação futura.
Mesmo antes de a tecnologia fazer parte da logística, os processos já eram todos parte de uma só cadeia, entretanto, era difícil visualizar isso. Hoje, o que os sistemas fazem é possibilitar que o quadro completo seja visto de forma integrada, tornando os processos mais alinhados.
Stakeholder é um termo que representa todas as partes interessadas de uma empresa, como: clientes, fornecedores, acionistas e colaboradores. Através de todos os outros benefícios citados, naturalmente há uma melhora no relacionamento com todas essas partes.
Os clientes ficam satisfeitos porque recebem seus produtos pontualmente e no menor prazo. Os fornecedores recebem os pedidos com tempo suficiente para atender. Os acionistas veem o empreendimento se tornar cada vez mais lucrativo. Os colaboradores, por sua vez, realizam suas tarefas de forma mais organizada.
Agora que já conhece os benefícios da logística integrada, veja quais são as principais ferramentas necessárias para aplicá-la em sua empresa.
Ter informações precisas sobre o estoque é essencial para realizar um bom controle de toda a operação. É através desses dados que todas as outras etapas poderão ser executadas corretamente.
Atrelada à gestão de estoque está a gestão de pedidos, ambas são necessárias para garantir que as compras dos clientes sejam finalizadas corretamente. Para isso, o sistema utilizado deve integrar todos os canais de venda e o estoque, evitando furos.
Por fim, temos a gestão de entregas, a última etapa do processo logístico. Manter a qualidade durante o transporte é fundamental para alcançar a satisfação dos clientes. Afinal de contas, mais do que produtos de qualidade, todos desejam receber suas compras em segurança e no prazo.
Com o sistema Comprovei é possível acompanhar todas as etapas da rota em tempo real, obter a comprovação digital das entregas, entre outras vantagens. Entre em contato para agendar uma demonstração remota da solução e saber mais.
Para conferir mais publicações sobre o universo da logística, navegue pelo blog Comprovei!