Imagine que você tenha comprado recentemente um tênis via comércio eletrônico. Quando seu pedido chega, percebe que não era exatamente o que procurava ou que não serviu bem no seu pé. Então, você solicita a troca do produto e um funcionário de uma transportadora ou da própria varejista, irá até sua casa realizar a coleta do produto e devolvê-lo para a loja virtual.
Agora, imagine que, após efetuada a troca, você tenha descartado a embalagem do seu calçado no lixo. Mais tarde, naquele dia, uma empresa de recolhimento de lixo a serviço da prefeitura vai até sua residência e leva a embalagem com o restante dos itens que descartou.
Nesse exemplo foram citados dois processos de coleta, que são: a logística reversa e o recolhimento de lixo. Além desses, existem muitos tipos de itens que podem ser coletados, como caixas, pacotes, sacolas, galões e, até mesmo, documentos.
Continue a leitura para saber mais a respeito dos vários tipos de processos de coleta, seus benefícios para a empresa e como garantir a qualidade do serviço.
Logística reversa é o nome dado ao processo logístico que faz o movimento contrário do tradicional. Em vez de saírem do centro de distribuição e serem direcionados até o cliente, os itens partem do cliente e retornam para a empresa.
No Brasil, são três os principais tipos de processos de coleta de logística reversa existentes, veja quais são eles.
A logística reversa pós venda ocorre quando o cliente devolve um produto que comprou, como no exemplo que citamos no início do texto. Para compras feitas à distância, como via telefone ou internet, os clientes têm direito a um prazo de sete dias para manifestarem arrependimento e solicitarem a troca. Há estabelecimentos que oferecem um prazo maior como cortesia, parte da garantia ou em situações especiais, como defeitos de fabricação.
Após a solicitação, a empresa que vendeu o produto irá pedir que o cliente leve o item até um posto de recebimento, que pode ser dos Correios ou de uma transportadora, ou marcar um dia para que seja realizada uma coleta no seu endereço.
A logística reversa pós-consumo está relacionada à coleta de produtos já utilizados ou de suas embalagens vazias. É uma medida obrigatória no caso de empresas que fabricam itens que oferecem risco de poluição, como agrotóxicos, pilhas, baterias, entre outros.
Vale mencionar que existem companhias que investem na logística reversa pós-consumo por iniciativa própria, ou seja, mesmo sem a obrigatoriedade. Trata-se de uma medida que tem se tornado cada vez mais comum e que é realizada visando a preservação do meio ambiente.
Muitas marcas oferecem benefícios aos clientes que entregam embalagens vazias e outros itens que não estão mais funcionando, como aparelhos eletrônicos. O oferecimento de descontos e brindes estão entre as iniciativas mais comuns. Assim, o descarte correto é realizado e se tem o fortalecimento do valor ligado à questão ambiental junto aos consumidores.
A logística reversa de reuso é direcionada a itens que ainda estão em condições de uso. Assim, o fabricante consegue lucrar com mercadorias que foram descartadas pelos consumidores, coletando-as e revendendo a outras pessoas por valores mais baixos.
Alguns exemplos de itens que costumam ser direcionados para esse tipo de logística reversa são: móveis, automóveis, livros, aparelhos eletrônicos etc.
As coletas realizadas para fins de logística reversa são muito importantes. Investir em soluções para manter a qualidade desses processos pode trazer diversos benefícios para uma empresa, como:
O sistema Comprovei pode auxiliar o seu negócio a realizar as coletas para fins de logística reversa de forma eficiente, falaremos sobre isso em detalhes a seguir.
Nós da Comprovei, além de ajudá-lo a realizar entregas incríveis, também podemos auxiliá-lo em suas coletas. Através do nosso sistema, você pode verificar o andamento das suas coletas, que podem ser realizadas de três maneiras diferentes, observe:
Coleta normal: é semelhante ao procedimento de entrega, em que os itens já são cadastrados e enviados ao sistema Comprovei. A conferência não é obrigatória e é feita em cima dos itens pré-cadastrados. Não é possível cadastrar novos itens.
Coleta avançada: é feita a coleta de DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica). Ao contrário da coleta normal, os itens não vêm cadastrados e a conferência é obrigatória.
Coleta em garantia: é um tipo de coleta que exige que o motorista primeiro faça o registro do recebimento para depois liberar as entregas. Deve ser utilizado em operações de logística reversa pós-venda, especificamente para troca de mercadorias, em que o cliente precisa primeiro devolver um produto para poder receber um novo.
“Mas, espere… E se eu não souber quais produtos tenho que coletar?” Também temos uma extensão da coleta com conferência. Nessa extensão, novos produtos podem ser cadastrados durante a conferência.
Isso mesmo! Digamos que o motorista chegou no ponto de coleta e havia mais dois volumes a serem coletados. Eles poderão fazer parte da lista de produtos dessa coleta. Basta que o motorista os cadastre utilizando o sistema Comprovei. Dessa forma, os itens poderão ser conferidos normalmente. O cadastro realizado é enviado para nosso servidor e fica disponível para o controlador.
O sistema Comprovei flexibiliza o processo de coleta de produtos, permitindo que o motorista tenha mais eficiência na realização de suas atividades, e que você saiba o que está sendo coletado, tendo maior controle sobre a sua empresa.
Assim todos são beneficiados com entregas incríveis! Quer saber mais sobre os benefícios da solução Comprovei para os processos de coleta e as entregas de modo geral? Entre em contato e agende uma demonstração remota.