O condomínio logístico tem sido a escolha de diversas empresas para manter seus centros de distribuição (CDs) e realizar outros processos. Mas será que essa é realmente uma opção interessante para todos os negócios?
A verdade é que no universo empresarial nem tudo o que é bom para um empreendimento é bom para todos. Por isso, é preciso conhecer as possibilidades para tomar as melhores decisões para cada contexto.
Ficou interessado em saber mais sobre os condomínios logísticos, tipos e vantagens? Continue acompanhando e confira o conteúdo que preparamos sobre o assunto. Boa leitura!
Em um condomínio residencial, há casas ou prédios que compartilham áreas comuns e uma mesma estrutura. Há uma entrada, geralmente com portaria, e outros serviços são oferecidos aos condôminos, como limpeza do espaço, câmeras de vigilância e seguranças.
Já em um condomínio logístico, a ideia é semelhante, com a diferença de que, em vez de residências, há galpões. Neles, as empresas mantêm seus estoques e são realizados os procedimentos de separação e despacho das mercadorias para transporte.
Por ser um condomínio, são várias empresas que contam com seus centros de distribuição no mesmo espaço. Essa proximidade acaba gerando benefícios sobre os quais falaremos mais adiante.
Existem dois tipos de condomínio logístico, os individuais, chamados monousuário, e os compartilhados, conhecidos como flex. Entenda melhor o funcionamento de cada um.
Nesse caso, a empresa tem exclusividade sobre o galpão alugado, que será usado unicamente para a sua operação. Geralmente, o galpão é construído de acordo com as necessidades do empreendimento que irá ocupá-lo.
Em se tratando do condomínio logístico flex, o galpão tem uma estrutura padronizada e é ocupado por uma ou mais empresas. Como o próprio nome sugere, a configuração do espaço é flexível e atende diferentes tipos de negócios.
Como se pode concluir, o condomínio logístico monousuário envolve negociações mais profundas, com contratos prévios e criação do projeto de construção. Como consequência, requer um investimento maior por parte da empresa.
A versão flex envolve menos negociações e é uma locação mais tradicional. O galpão está pronto e a empresa o ocupa, adaptando-se a ele. Além disso, nos casos em que o espaço é compartilhado muitos custos também são, tornando a opção mais acessível.
Empresas recorrem a condomínios logísticos para diferentes usos, veja quais são as possibilidades.
Armazém – O espaço é utilizado para armazenamento e movimentação das mercadorias.
Cross docking – Nesse caso, não há armazenamento, as mercadorias chegam e são logo enviadas aos clientes.
Misto – Espaço projetado para a realização de diferentes processos de acordo com a necessidade da empresa, seja de armazenagem ou de movimentação.
Plug & Play – Nessa modalidade, o espaço é preparado para atender a diferentes segmentos de indústria. Pode ser usado para cross docking ou para armazenagem.
Optar por um condomínio logístico pode proporcionar diversas vantagens para uma empresa, acompanhe!
Em um condomínio logístico, seja na modalidade monousuário ou flex, toda a infraestrutura estará lá pronta para ser usada. Dessa maneira, a empresa não precisa se preocupar com a montagem do espaço. Além disso, a construção é toda pensada para ser funcional para as operações logísticas.
Diferentemente de manter um centro de distribuição próprio, com o condomínio logístico se tem uma redução dos custos. Afinal, como em um condomínio residencial, as despesas comuns são rateadas, o que pode representar uma economia significativa.
Por se tratar de um local voltado para o setor logístico, os condomínios costumam ficar em áreas estratégicas. Assim, há facilidade no acesso tanto para a chegada quanto para a saída das mercadorias.
Inclusive, muitas empresas contam com mais de um CD em condomínios logísticos pelo Brasil. Dessa forma, além de economia, conseguem realizar entregas em menos tempo, o que é uma grande vantagem competitiva.
Os condomínios logísticos oferecem um forte esquema de segurança, o que ajuda a proteger as empresas de roubos. Isso é bastante relevante, especialmente em relação a mercadorias visadas, como os eletrônicos, que são itens pequenos, fáceis de serem carregados e que possuem um alto valor.
Quando uma empresa mantém seu próprio centro de distribuição, seja em um galpão próprio ou alugado, expandir se torna um tanto quanto complicado. Afinal, é necessário buscar um local maior e realizar uma grande mudança.
Em um condomínio logístico é muito mais simples expandir. É possível, por exemplo, alugar um galpão próximo ou até aumentar a própria construção com o aval dos gestores do local.
Além das facilidades já citadas, os condomínios logísticos podem contar com mais uma série de comodidades, como: jardinagem, ambulatório médico, restaurante, áreas para treinamento etc.
Como vimos, são muitas as vantagens que um condomínio logístico oferece. Mas, para responder ao questionamento que abriu a publicação, sobre se essa escolha vale a pena, precisamos considerar as desvantagens.
Basicamente, um ponto que pode ser uma desvantagem seria o esvaziamento do local. Se, por exemplo, o condomínio conta com dez galpões, mas apenas cinco estão ocupados, é dever desses condôminos ratear as despesas, o que poderia gerar um custo mais alto para cada um.
De qualquer maneira, vale a pena pesquisar sobre essa possibilidade. Mesmo que não seja possível prever se alguma empresa irá deixar o espaço nos próximos meses, analisar o histórico do condomínio pode trazer um bom direcionamento.
De acordo com dados da Abralog (Associação Brasileira de Logística), os condomínios logísticos estão passando por um processo de expansão no Brasil. Inclusive, novos empreendimentos do setor vêm sendo construídos no país para atender o aumento da demanda.
Para se ter uma ideia, apenas no primeiro semestre de 2021 em Minas Gerais foram construídos sete novos condomínios. Esse crescimento, que já vinha acontecendo, foi acelerado devido às necessidades geradas pela pandemia, período em que os consumidores passaram a realizar mais compras em e-commerces do que lojas físicas.
Agora que já sabe tudo sobre condomínios logísticos poderá decidir se eles valem ou não a pena para a sua empresa. Aproveite para navegar pelo blog Comprovei e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da logística!