Aqui no Blog Comprovei falamos muito sobre gestão de entregas e os seus benefícios para as operações. Na publicação de hoje iremos abordar o tema sob uma perspectiva diferente: o que acontece em uma empresa que não conta com esse processo?
Se a gestão de entregas proporciona visibilidade de todas as etapas do transporte de mercadorias, como ficam as companhias que não possuem esse recurso?
Continue a leitura para saber quais são os principais problemas enfrentados por empresas que não realizam a gestão de entregas.
Antes de darmos continuidade ao assunto da publicação, é válido falarmos sobre exatamente o que é a gestão de entregas. Trata-se de um processo que acompanha todas as etapas do transporte, incluindo desde o momento em que a mercadoria sai do centro de distribuição até chegar ao cliente.
Esse acompanhamento, que é realizado através de um sistema específico, permite a identificação e correção de problemas, evitando que gerem atrasos. O grande objetivo é garantir que os clientes recebam seus pedidos em segurança e dentro do prazo previamente estabelecido.
Agora chegou o momento de fazermos a análise de uma empresa sem a gestão de entregas. Como os processos ocorrem sem o acompanhamento das etapas do transporte? Confira a seguir alguns dos principais problemas que as organizações enfrentam nesse sentido.
Sem a gestão de entregas, o gestor de logística e a equipe do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) da empresa não têm informações sobre o status das entregas. Com isso, fica difícil localizar o veículo para saber em que ponto da rota ele está, o que acaba prejudicando o planejamento e outras ações.
Faz parte da rotina de uma empresa receber contatos de clientes buscando informações sobre a entrega dos pedidos. Sem uma comunicação direta com os motoristas, a comunicação precisa acontecer através de meios alternativos, como ligações e mensagens.
Quando esse contato ocorre através de plataformas externas, sobre as quais a companhia não tem controle, não há um histórico com esses registros. Isso torna o fluxo de informações desorganizado, dificultando a localização de algum dado específico em caso de necessidade.
O canhoto da nota fiscal é o documento que prova que uma entrega foi realizada. Nesse sentido, cada entrega gera um canhoto, o que faz com que as empresas precisem lidar com centenas deles em um único dia.
Uma empresa sem a gestão de entregas precisa contar com pessoal dedicado a organizar esses papéis todos os dias, através de um processo lento e repetitivo.
Por outro lado, as companhias que contam com um sistema podem fazer isso de maneira muito mais prática, através da digitalização em tempo real no ato da entrega.
Sem um acompanhamento das etapas, as chances de as entregas serem realizadas com atraso são muito grandes. Quando a empresa tem visibilidade do processo, torna-se possível agir para evitar os atrasos ou ao menos reduzir ao máximo o tempo excedente.
Os clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, efetuam uma compra e desejam logo recebê-la. No caso das empresas, em especial, é preciso saber quando as mercadorias compradas irão chegar para seguir com seu planejamento.
Por meio de uma solução voltada para a gestão de entregas é possível estimar a data e horário aproximado da entrega. Assim, o cliente pode se programar para estar presente no endereço e receber os produtos e usá-los conforme sua necessidade.
Diversas empresas terceirizam suas entregas a transportadoras e motoristas agregados. Com isso, é preciso haver um controle dos pagamentos desses profissionais de acordo com as viagens realizadas.
Essa é uma tarefa que se torna bastante trabalhosa sem um sistema de gestão de entregas. Como os processos são realizados manualmente e dependem da apresentação dos canhotos no retorno ao centro de distribuição, o planejamento é prejudicado.
Quando a empresa informa ao cliente que o seu pedido irá chegar em determinado dia, ele confia e se planeja para receber as mercadorias até aquela data. Contudo, sabemos que imprevistos podem acontecer até mesmo com as companhias mais organizadas e comprometidas.
Nesses casos, o melhor a se fazer é avisar previamente do atraso, porque o grande problema está exatamente na ausência de informações. Sem a gestão de entregas a empresa não consegue fazer isso porque não tem acesso às ocorrências da rota.
Os atrasos frequentes e a falta de avisos sobre quando a entrega será realizada resultam em um alto índice de reclamações dos clientes. Em um mercado competitivo, isso significa a dificuldade em alcançar a fidelização e, até mesmo, a quebra de contratos.
Um dos grandes benefícios de utilizar sistemas para gerenciamento dos diversos setores de uma empresa é o acesso a dados estratégicos. Enquanto registram as etapas de cada processo, os softwares geram dados bastante valiosos para a gestão.
Em se tratando da gestão de entregas, é possível analisar uma série de indicadores, como: volume de reentregas, desempenho dos motoristas, tipos de ocorrências mais comuns, número de atrasos, reentregas, entre outros.
Sempre que um motorista chega a um destino e o cliente está ausente, uma reentrega é gerada. Assim, ele precisará voltar ao local em outro dia, o que representa mais custos com seu tempo de trabalho, combustível, uso do veículo etc.
A gestão de entregas, através dos diversos benefícios que oferece, faz com que se tenha uma redução no volume de reentregas. Então, esses custos extras são evitados e os recursos utilizados de forma mais inteligente.
Quer saber mais sobre os problemas que a gestão de entregas pode evitar na sua empresa? Entre em contato para conhecer o sistema Comprovei e descobrir como a nossa solução pode te ajudar a realizar entregas incríveis!