As transportadoras oferecem diferentes opções de serviços para atender as necessidades dos seus clientes. Uma delas é a carga fechada, também chamada lotação ou carga consolidada, que funciona de forma oposta à fracionada.
Nessa modalidade de frete, o veículo sai do centro de distribuição diretamente para o destinatário, levando apenas a carga daquele cliente. Por conta dessa exclusividade, tem um custo mais elevado do que outras formas de envio, mas pode ser a opção mais vantajosa em alguns casos.
Nesta publicação você irá entender melhor o que é carga fechada, suas vantagens e em que situações é indicada. Siga a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
Na modalidade de frete mais comum, chamada carga fracionada, o veículo é embarcado com mercadorias de vários clientes que são entregues a diferentes destinatários. Assim, são feitas várias paradas ao longo da rota para realizar as entregas.
Na carga fechada, o destino é apenas um só, pois o veículo leva apenas a carga de um cliente. Por essa razão, também é chamada pelos seguintes nomes: carga dedicada, consolidada ou lotação.
Contar com essas diferentes opções de frete é importante para que as transportadoras consigam atender as necessidades dos seus clientes. Afinal, enquanto para algumas empresas a carga fracionada atende bem, outras precisam da carga fechada por diferentes razões.
Agora que já ficou claro o que é a carga fechada, veja quais são as situações em que os embarcadores optam por essa modalidade de frete.
Nos casos em que a carga é volumosa e capaz de ocupar um veículo, é muito mais interessante optar pela carga fechada. Dessa forma, a entrega é mais rápida e pode-se até conseguir um preço mais vantajoso.
Certos tipos de mercadorias devem obrigatoriamente ser transportadas isoladas de outras por conta das suas características. Um bom exemplo disso são os itens com características tóxicas ou que oferecem riscos de contaminação.
Se o remetente deseja que a carga chegue rapidamente ao destinatário, a carga fechada é a opção mais viável. Afinal, com a carga fracionada o processo é um pouco mais lento devido às paradas e desvios para realizar todas as entregas.
Outra indicação da carga fechada está relacionada às situações em que o remetente, por diferentes razões, não deseja que a carga passe por muitas paradas e processos de embarque e desembarque. Assim, os produtos saem do ponto de origem e partem direto ao destinatário, reduzindo o manuseio.
Até aqui ficou claro? Vamos prosseguir apresentando as principais vantagens da carga fechada, tanto para os clientes quanto para as transportadoras que oferecem o serviço.
O fato de não haver paradas, além de vários processos de embarque e desembarque e uma rota única faz, com que a entrega seja realizada de maneira mais ágil. Por isso, é uma modalidade de frete mais indicada em situações específicas que possuem essa necessidade de rapidez.
Na modalidade de carga fracionada, especialmente se a transportadora não usar um sistema de gestão de entregas, o risco de extravio de mercadorias é maior. Afinal de contas, são várias paradas e destinos diferentes.
Com a carga fechada esse risco é eliminado, pois o veículo é embarcado e segue até o destino intacto.
Quando um cliente contrata o serviço de carga fechada de uma transportadora, a segunda pode utilizar o veículo que melhor se adapta às mercadorias que serão enviadas. Essa vantagem beneficia ambos os envolvidos, tanto em relação à qualidade do serviço quanto ao melhor aproveitamento de recursos.
Na carga fracionada, as entregas são realizadas apenas em dias úteis, já na modalidade fechada geralmente não há essa restrição. Esse fator também contribui para o aumento da agilidade no processo.
Quanto menos se manuseia uma carga, menor é a chance de ela sofrer avarias. Por isso, a carga fechada é também vantajosa para mercadorias frágeis, pois é manuseada o mínimo possível, apenas para embarque e desembarque.
Na carga fechada, além do veículo, também se tem exclusivamente sobre a equipe. Os profissionais irão se concentrar apenas nas atividades relacionadas a uma entrega, o que acaba aumentando a qualidade.
Para as transportadoras, a carga fechada tem a vantagem de contribuir para a melhor conservação do veículo. Com menos paradas e rotas diretas para um destino, o desgaste também é menor.
Outra vantagem para as transportadoras é a otimização do uso de combustível. O fato de a rota ser direta, sem paradas e desvios, pode contribuir para uma economia desse recurso e, consequentemente, de custos.
Os embarcadores que realizarem entregas através da modalidade carga fechada poderão experimentar um aumento da satisfação dos seus clientes. Afinal, eles receberão os pedidos em um prazo mais curto, além disso, há o menor risco de avarias e extravios, o que também contribui para que a experiência seja positiva.
Por fim, há o benefício da melhor relação custo-benefício da carga fechada para a transportadora e o embarcador. Nos casos em que a modalidade é a mais indicada, se mostra como a opção mais viável de contratação de frete.
Agora que você já sabe o que é carga fechada, suas indicações e vantagens poderá tomar decisões mais inteligentes em relação às entregas da sua empresa.
Se deseja ter um aumento da qualidade do serviço, é importante investir em uma solução para gestão de entregas. Com o sistema Comprovei você terá visibilidade de todo o processo, além de recursos capazes de agilizá-lo e torná-lo mais seguro.
Se interessou em saber mais? Entre em contato para agendar uma demonstração remota!