A distribuição e transporte de medicamentos precisa ser planejada considerando as particularidades da carga. Afinal, do correto manuseio depende a garantia de que os princípios ativos serão mantidos e os produtos cumprirão o seu papel junto aos consumidores.
Mas quais são as práticas indicadas para cargas desse tipo? Há exigências legais em relação ao transporte de medicamentos? O que muda em comparação a outros tipos de mercadoria? Existem ferramentas que podem ajudar?
Siga a leitura e confira as respostas para todos esses questionamentos. Vamos lá?
Por se tratar de um processo que envolve produtos ligados à saúde, existe uma legislação para a distribuição e transporte de medicamentos. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão regulador da atividade.
Para que uma empresa possa transportar produtos farmacêuticos ela precisa das seguintes autorizações:
Uma das determinações da ANVISA sobre a distribuição e transporte de medicamentos é que a empresa deve contar com um farmacêutico que irá controlar toda a operação. O objetivo da presença do profissional é garantir que os produtos tenham a sua integridade mantida.
Faz parte das atribuições do farmacêutico em empresas de transporte de medicamentos:
O papel do farmacêutico é fundamental para que a distribuição e o transporte de medicamentos sejam realizados de forma segura. Por isso, trata-se de um cargo de alta responsabilidade e deve ser ocupado por um profissional apto para essa função.
A distribuição e transporte envolvem diversos processos e em todos eles é necessário tomar cuidados específicos quando a carga inclui medicamentos. Veja quais são as principais medidas em cada uma das etapas.
A primeira etapa é a expedição, momento em que o transporte é planejado e a documentação relacionada a ele é emitida. O planejamento envolve a definição das rotas e a disposição das caixas no veículo. O ideal é empilhar respeitando as recomendações de segurança e de forma a facilitar a ordem das entregas.
Em se tratando de medicamentos, as notas fiscais precisam ser emitidas com bastante atenção, pois precisam conter informações específicas, como o lote dos medicamentos e dados de origem. Os arquivos eletrônicos devem conter, além dos dados padrão, uma descrição dos medicamentos, a quantidade presente na carga e a validade.
Para o transporte, existem tarefas que são de responsabilidade da empresa contratante e da transportadora contratada para realizar o frete. Veja a seguir o que fica a cargo de quem fará o transporte:
Importante: em caso de acidente envolvendo a carga, a empresa contratante deve oferecer assistência para a contratada.
Todas as empresas envolvidas com a distribuição e transporte de medicamentos são responsáveis pela integridade dos produtos. Dessa forma, os cuidados não acabam quando a entrega é realizada, aqueles que recebem a mercadoria também devem seguir com os cuidados.
No ato do recebimento é preciso verificar se as condições de transporte foram adequadas, se a integridade da carga foi mantida e conferir os lotes das embalagens com o informado nas notas fiscais.
Caso algum detalhe não esteja em conformidade com as exigências legais é necessário recusar a entrega. Em uma situação como essa os medicamentos serão devolvidos ao seu destino ou, se houver alguma impossibilidade, devem ser mantidos isolados de demais produtos.
A armazenagem de medicamentos é mais uma etapa da distribuição e transporte que precisa ser realizada seguindo alguns cuidados específicos, acompanhe:
É bastante comum que empresas terceirizem parte do transporte de cargas, geralmente por razões estratégicas. Quando se trata do transporte de medicamentos isso pode ser feito, desde que a transportadora contratada se enquadre nas exigências da legislação.
A empresa contratante fica responsável de fornecer à contratada todas as informações necessárias sobre a carga. Ambas devem atender todos os requisitos relacionados ao tipo de medicamento transportado.
Por se tratarem de produtos que precisam de atenção especial durante o transporte, é necessário que as empresas contem com soluções que otimizem o tempo. Assim, aliado aos cuidados citados ao longo da publicação, aumentam-se as chances de o processo ser realizado em segurança.
O sistema Comprovei cumpre esse papel com maestria, tanto que é utilizado por algumas das maiores distribuidoras de medicamentos do Brasil. Quer conhecer melhor a nossa solução, suas funcionalidades e os benefícios que oferece? Entre em contato e agende uma demonstração remota!