Você já cogitou terceirizar a gestão de entregas da sua empresa? Essa é uma prática que tem se tornado bastante comum e que pode trazer muitas vantagens se for bem planejada e executada. Antes de confiar a terceiros uma área tão estratégica do negócio quanto a logística, é necessário analisar todos os pontos envolvidos.
Ao longo do texto falaremos sobre a terceirização da gestão de entregas e as vantagens que isso pode oferecer, acompanhe!
Terceirizar a gestão de entregas nada mais é do que delegar uma ou mais etapas dos processos logísticos da sua empresa para um operador especializado. As atividades que costumam ser terceirizadas são armazenamento, embalagem e transporte, podendo haver variações de acordo com as estratégias de cada empreendimento.
Muitos gestores têm optado pela terceirização da gestão de entregas como forma de garantir que os processos logísticos sejam realizados por um pessoal com experiência no setor. Assim, podem se dedicar integralmente ao seu core business, ou seja, à sua atividade-fim, otimizando os seus recursos.
Conhecer as vantagens de terceirizar a gestão de entregas é uma forma de analisar essa possibilidade e verificar se esses benefícios fazem sentido para a sua empresa, confira!
Como mencionado, ao terceirizar a gestão de entregas, a empresa passa a se concentrar integralmente no seu core business. Assim, a equipe poderá focar em inovação e no desenvolvimento dos produtos, deixando que o empreendimento contratado cuide da parte logística do negócio.
Os custos envolvidos na distribuição de produtos são bastante altos, pois envolvem manter uma frota de veículos, contratar pessoal especializado, seguros, entre outras despesas. Quando esses processos são terceirizados, se tem uma otimização dos custos, permitindo que os recursos sejam melhor aproveitados.
Nem toda empresa tem condições de contratar uma equipe especializada em logística por conta do alto custo. A terceirização da gestão de entregas permite que os processos sejam realizados por um pessoal devidamente capacitado, sem a necessidade de contratação, já que são funcionários do operador terceirizado.
A consequência de delegar os processos logísticos a uma equipe especializada é o aumento da eficiência e da qualidade das operações. Devemos sempre nos lembrar de que a entrega também é considerada pelos clientes como parte da experiência de compra. Nesse sentido, a terceirização pode contribuir para o aumento da satisfação e, consequentemente, da fidelização.
Uma empresa especializada em logística geralmente conta com tecnologia de ponta em suas operações. Dessa forma, ao contratar esse tipo de serviço, um negócio tem acesso ao benefício de ter sua distribuição gerenciada por softwares de última geração, o que contribui significativamente para o sucesso dos processos.
Como podemos ver, terceirizar a gestão de entregas pode ser bastante vantajoso, entretanto, para que o resultado seja positivo é fundamental considerar alguns pontos. Veja, a seguir, quais são eles.
Embora terceirizar a gestão de entregas possa ser vantajoso de modo geral, é necessário considerar as particularidades de cada empresa. Dessa forma, é preciso que analise todos os detalhes envolvidos em uma eventual terceirização e verifique os prós e os contras envolvidos.
A terceirização pode envolver todo o processo logístico, incluindo armazenagem, embalagem e distribuição, ou apenas uma dessas etapas. Dentro da análise sugerida no tópico anterior, é importante verificar qual o modelo ideal para o seu empreendimento.
Durante a busca por um operador logístico, possivelmente irá receber várias propostas de empresas diferentes. Mais do que preço, é preciso considerar outros aspectos, como a expertise dos empreendimentos, o nível de satisfação dos atuais clientes deles e assim por diante. Afinal, além de cortar custos, é necessário ter como objetivo manter a qualidade do serviço.
Além da expertise, é necessário verificar a estrutura que a empresa oferece para realizar as operações logísticas do seu negócio. Isso inclui os veículos, galpões e a tecnologia envolvida nos processos.
Hoje, é impossível falar sobre gestão de entregas sem citar a tecnologia. Afinal, é através de um bom sistema de gerenciamento que se torna possível acompanhar as mercadorias em tempo real durante toda a rota e tomar as ações necessárias para que sejam entregues no prazo.
É imprescindível que a empresa contratada conheça as suas expectativas e as necessidades do seu negócio. Tudo deve ser definido, incluindo o que será feito e o que não será feito. Essa clareza irá evitar problemas futuros e garantir que construam uma parceria positiva para ambos em uma relação de ganha-ganha.
Além de delinear todos os detalhes da relação com o operador logístico, é indispensável que tenham um contrato que descreva as obrigações e deveres das duas partes. Isso irá evitar que enfrentem divergências ao longo do tempo e possam definir todos os pormenores envolvidos antes mesmo que a prestação do serviço se inicie.
Quando se trata de um relacionamento comercial, a informalidade pode trazer muitos problemas. Então, seja na contratação de um serviço logístico ou de qualquer outra natureza para o seu negócio, prefira sempre realizar tudo por meio de contratos.
Por fim, é preciso ter em mente que delegar não significa abandonar. Claro que, sabendo que a gestão de entregas está sendo realizada por uma empresa especializada, não precisará ter essa preocupação. Contudo, é importante verificar o andamento dos processos e, principalmente, medir a satisfação dos seus clientes periodicamente.
Para concluir, podemos dizer que a resposta para o questionamento que abre este texto é: depende. É preciso analisar as necessidades do seu empreendimento e verificar se a terceirização da gestão de entregas pode ser vantajosa. Entretanto, de modo geral, é uma prática que tem sido benéfica para muitas empresas no Brasil e no mundo.