O dashboard logístico é um painel que reúne dados sobre as operações logísticas de uma empresa, apresentando dados e métricas. Através dessa ferramenta, os gestores conseguem tomar decisões, além de antecipar problemas, implementar melhorias e até reduzir custos.
Quer saber como isso é possível? Ao longo da publicação vamos falar a respeito de como a inteligência dos dados pode ser usada em um processo organizado através do dashboard logístico e quais são os seus principais benefícios. Boa leitura!
Os processos logísticos geram uma grande quantidade de dados todos os dias. Essas informações possuem um grande valor para a gestão de um negócio, mas para serem utilizadas precisam estar organizadas e é exatamente essa a função do dashboard logístico.
Ao olhar para o painel, é possível conferir as informações reunidas e transformadas em métricas. Basicamente, o que se tem é uma exibição visual dos dados, o que confere mais clareza para a gestão logística de uma empresa.
Para que as informações sejam exibidas no painel, o dashboard logístico precisa estar atrelado a uma fonte de dados, como um sistema de gestão de entregas, por exemplo. Assim, as métricas apresentadas são atualizadas automaticamente e em tempo real, o que aumenta sua confiabilidade e eficácia.
Existem diversos dados que podem ser apresentados em um dashboard logístico, veja quais são os principais indicadores utilizados.
OTIF é a sigla para On Time In Full, que significa algo como concluído no prazo. É uma métrica bastante conhecida no âmbito da gestão de entregas, usada para mensurar o índice de pedidos que foram entregues no prazo e sem problemas.
Esse é um indicador importante em um dashboard logístico porque impacta diretamente na satisfação dos clientes. Dessa forma, se os resultados não são positivos, é preciso entender o que está gerando as ocorrências e os atrasos para agir e evitá-los.
Ao longo das rotas, os motoristas podem precisar registrar diversos tipos de ocorrências, como cliente ausente, endereço incompleto, vias obstruídas, entre outras. Através do dashboard é possível ter uma visão clara do número de ocorrências classificadas entre resolvidas, pendentes e não resolvidas.
Essa é uma métrica do dashboard logístico que permite aos gestores acompanharem a agilidade da equipe para resolver essas questões. Afinal de contas, os motoristas que estão em campo precisam de um suporte ágil para que as entregas aconteçam no prazo.
É comum que embarcadores contem com mais de uma transportadora parceira realizando suas operações. Através do dashboard é possível acompanhar quantos pedidos estão sendo entregues por cada uma delas e seu desempenho.
Qual o número de mercadorias entregues, em pausa, abortadas, coletadas, em conferência, conferidas, entre outras etapas? As respostas podem ser apresentadas via dashboard. Assim é possível identificar um aumento de questões capazes de comprometer o desempenho e tomar as medidas necessárias.
Utilizar o dashboard logístico para visualizar os dados das operações pode gerar diversos benefícios para uma empresa, envolvendo tanto a melhora do desempenho quanto a otimização de custos. Saiba mais!
O grande benefício do dashboard logístico e que gera todos os outros é a possibilidade de ter os dados consolidados em um só lugar. Os gerentes da operação conseguem acompanhar informações que, sem o painel, estariam espalhadas, dificultando as análises.
Com base nos dados e indicadores exibidos no dashboard logístico é possível agir para melhorar o planejamento das operações. Se um indicador não está com os resultados satisfatórios, os responsáveis podem agir rapidamente para reverter esse quadro.
O acompanhamento em tempo real dos indicadores de desempenho via dashboard possibilita que os processos sejam otimizados. Quanto melhor é o planejamento, mais ágeis as etapas se tornam, poupando não apenas tempo, mas também recursos.
Quando todos os processos são realizados de maneira alinhada, é natural que se alcance um aumento no desempenho. Isso se deve à facilidade de acesso às informações, o que permite que a equipe se comunique de forma mais clara, reduzindo erros e retrabalhos.
Os responsáveis pela gestão logística podem, através de análises do dashboard, tomar decisões com mais confiança. Afinal, sabem exatamente qual é o estado atual das operações e onde desejam chegar. Esse é um detalhe que faz toda a diferença e reduz os riscos de fazer escolhas equivocadas.
Com um melhor planejamento, processos otimizados, aumento do desempenho e da tomada de decisões, a redução de custos se torna uma consequência natural. Esse é um ponto que é extremamente importante para manter a saúde financeira do empreendimento, além de manter a competitividade no mercado através de preços mais atrativos.
Empresas que possuem várias transportadoras como parceiras para realizar suas entregas precisam acompanhar o desempenho de cada uma delas para garantir a satisfação dos seus clientes. Essa é mais uma facilidade apresentada pelo dashboard logístico.
É possível verificar as entregas realizadas por transportadora e, assim, acompanhar o índice daquelas que foram entregues no prazo e que estão em atraso. Isso permite a manutenção de boas parcerias através de uma relação de transparência.
Embora seja possível criar um dashboard logístico através de ferramentas como o Excel, a inserção manual dos dados torna essa uma tarefa bastante trabalhosa. Para adotar essa ferramenta de modo prático e confiável, é válido investir em um software logístico capaz de gerar os painéis de forma automática, como é o caso do sistema Comprovei!
O dashboard da solução é alimentado com os dados obtidos através do nosso sistema de gestão de entregas em tempo real. Assim, além de acompanhar tudo o que acontece em campo, é possível visualizar os dados de forma consolidada e obter todos os benefícios que a ferramenta é capaz de oferecer.
Entre em contato para agendar uma demonstração remota e saber como é possível usar a inteligência dos dados a favor da sua empresa!