logo-Comprovei-v-jan23logo-Comprovei-v-jan23logo-Comprovei-v-jan23logo-Comprovei-v-jan23Comprovei

  • Sobre
  • Canhoto Digital
  • Torre de Controle
  • Transportadoras
  • Cases
  • Blog
  • Contato
  • Montar a Solução

O que é o compliance em logística?

compliance-negócio

O termo compliance significa, de forma resumida, estar em conformidade com as normas, leis e outras diretrizes. Programas dessa natureza visam garantir que uma empresa funcione seguindo todos os padrões do seu segmento, mantendo a ética, a segurança e a transparência. O compliance em logística se refere especificamente aos processos de distribuição de mercadorias.

Ao longo do texto iremos explicar o conceito de compliance aplicado à logística, os objetivos dessa prática e seus benefícios, acompanhe!

Entenda o que é compliance em logística

A palavra compliance é derivada do verbo em inglês to comply, que significa “agir de acordo com um conjunto de regras, cumprir os requisitos”. O conceito possui dois níveis, o primeiro está relacionado às regras externas, como as leis, e o segundo às internas, que são os sistemas para controle criados pela própria companhia.

Ao cumprir as exigências ligadas a esses dois níveis, a empresa passa a funcionar em conformidade com todas as determinações. Assim, consegue obter resultados muito mais satisfatórios, otimizar custos e manter suas operações funcionando corretamente. Em se tratando de logística, o compliance está relacionado a todas as normas ligadas à distribuição e transporte de mercadorias.

Como sabemos, a operação logística envolve uma série de questões burocráticas que precisam ser seguidas para que a empresa funcione em conformidade com as leis e suas próprias diretrizes. Ter conhecimento a respeito permite que os processos sejam realizados de modo eficiente, além de evitar diversos tipos de problemas e sanções legais.

Uma companhia que não busca conhecer e se adequar às normas ligadas à logística e outros setores pode enfrentar situações bastante prejudiciais. Atrasos nas entregas, prejuízos financeiros, extravio de mercadorias são alguns exemplos de problemas que podem ocorrer, acarretando também insatisfação e perda de clientes.

Objetivos do compliance em logística

Como já mencionado, os programas de compliance visam garantir que uma empresa funcione em total conformidade com determinações externas e internas. Para isso, muitas organizações têm criado um setor voltado para realizar esse monitoramento.

O compliance em logística, e também o voltado para outros setores, tem cinco objetivos principais, que são: identificar, prevenir, monitorar, resolver e orientar.

Identificar – Análise das operações logísticas, a fim de identificar possíveis problemas.

Prevenir – Criação de soluções para evitar que os problemas identificados se desenvolvam.

Monitorar – Acompanhamento das soluções desenvolvidas para garantir que tragam os resultados esperados.

Resolver – Preparo para solucionar problemas que possam surgir, mesmo com todos os cuidados que estiverem sendo tomados.

Orientar – Orientação aos colaboradores, supervisores e gestores para que todos sigam as normas envolvidas em suas funções.

identificar-resolver

Em se tratando de logística, o compliance está relacionado a todas as normas ligadas à distribuição e transporte de mercadorias.

Benefícios do compliance para a logística

Os programas de compliance de modo geral trazem diversos benefícios para as empresas. Quando se trata do compliance em logística, os benefícios são:

Prevenção de problemas

Se compliance tem relação com estar em conformidade com as normas, os programas com esse objetivo irão identificar falhas nos processos que podem gerar problemas. Assim, uma série de contratempos podem ser evitados.

Uma questão bastante importante relacionada à logística é o manuseio de dados dos clientes. Dependendo do segmento do qual a empresa faz parte, esses dados podem ser considerados sensíveis, ou seja, estarem relacionados a questões pessoais, como doenças, por exemplo.

Com a criação de um programa de compliance voltado ao setor logístico, serão tomadas medidas para prevenir o vazamento desses dados e garantir que as mercadorias sejam enviadas seguindo os parâmetros previamente definidos. Assim, a companhia previne possíveis vazamentos dessas informações e tem sua credibilidade fortalecida perante os clientes.

Fortalecimento da credibilidade

No tópico anterior falamos sobre como a prevenção de problemas ajuda no fortalecimento da credibilidade perante os clientes. Hoje, quanto mais confiança uma marca passa, mais autoridade ela adquire no mercado.

Os consumidores estão cada vez mais buscando consumir produtos de companhias que atuam de forma ética e sustentável. Desse modo, um empreendimento que busca realizar suas operações logísticas seguindo esses valores, acaba adquirindo um diferencial competitivo.

Aumento da eficiência

Quando todos os processos são realizados de forma ordenada, seguindo os padrões definidos pelo programa de compliance, se tem um aumento da eficiência. As medidas implementadas para prevenir problemas fazem com que os colaboradores evitem ter comportamentos inadequados e a qualidade seja garantida, evitando sanções legais, retrabalhos e custos extras.

Conscientização dos colaboradores

Os programas de compliance em logística contam com uma etapa bastante importante, que é a conscientização dos colaboradores. Afinal de contas, eles fazem parte dos processos e devem conhecer as regras que precisam seguir.

É importante que seja criado um código de conduta para que os funcionários saibam exatamente o que a organização espera deles. Dessa forma, se tem também o fortalecimento dos valores e da cultura organizacional, o que contribui para o aumento da satisfação da equipe e, consequentemente, do engajamento e produtividade.

Aplicação do compliance às operações logísticas

Para que as operações logísticas de uma empresa funcionem em compliance é preciso considerar as particularidades de cada empreendimento. De qualquer maneira, existem aspectos padrão a serem considerados, acompanhe.

Conhecer profundamente os processos logísticos da empresa

Para realizar qualquer processo de mudança é necessário, em primeiro lugar, identificar o estado atual. É a partir desse entendimento que serão identificadas as medidas a serem tomadas. Em se tratando de compliance em logística, é preciso que os gestores conheçam os processos envolvidos para identificar possíveis problemas.

gestor-logística

Programas dessa natureza visam garantir que uma empresa funcione seguindo todos os padrões do seu segmento, mantendo a ética, a segurança e a transparência.

Participação de funcionários e parceiros

Os envolvidos nos processos logísticos devem participar do programa de compliance, o que inclui funcionários e parceiros, como transportadoras e outras empresas terceirizadas. Eles serão os principais agentes para aplicar as mudanças e seguir as normas, portanto, precisam ser atuantes em todas as etapas.

Criação de um código de conduta interno

Além da identificação de todas as normas e leis que precisam ser seguidas pela empresa, é válido criar um código de conduta interno. Essa é uma forma de reforçar a ética e fortalecer os valores da organização.

Monitoramento dos processos

Por fim, é necessário que os processos sejam monitorados para garantir que todas as regras, internas e externas, estejam sendo cumpridas. Além disso, esse acompanhamento permitirá que adaptações sejam realizadas conforme for identificada alguma necessidade.

O compliance em logística ajuda a tornar os processos mais seguros, gerando valor e fortalecendo a credibilidade das empresas.

Compartilhar

Poderá se interessar também por:

KPIs em logística
25 de março de 2024

KPIs em Logística: os pilares para uma operação vencedora

Os KPIs são importantes porque vão além de simples números: fornecem visibilidade detalhada e insights acionáveis, ou seja, são capazes de serem transformados em ações para …

Leia mais
Qual a definição dos Incoterms
25 de março de 2024

Aprofundando-se nos Incoterms: o que todo profissional deve conhecer

Os Incoterms (abreviatura de International Commercial Terms, em português “Termos Internacionais de Comércio”) são um conjunto de regras que definem os termos relacionados à compra e …

Leia mais
O que é logística para e-commerce
4 de março de 2024

E-commerce e Logística: a parceria que transforma negócios

Logística para e-commerce é um tema bastante em alta atualmente. Afinal, com o grande crescimento pelo qual o comércio digital passou nos últimos anos, as empresas …

Leia mais

Os comentários estão encerrados.

Experimente agora o sistema Comprovei gratuitamente

Agende uma demonstração

Pesquisar

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Frete
  • Gestão de Entregas
  • Logística
  • Mídias
  • No Mundo
  • Notícias
  • Novos
  • Popular
  • Sem categoria
  • Tecnologia

Recentes

  • Coordenador de logística
    O papel do coordenador de logística: uma visão detalhada de suas responsabilidades
    1 de abril de 2024
  • Gestão logística
    Gestão Logística: estratégias inovadoras para se destacar no mercado
    1 de abril de 2024
  • KPIs em logística
    KPIs em Logística: os pilares para uma operação vencedora
    25 de março de 2024
  • Qual a definição dos Incoterms
    Aprofundando-se nos Incoterms: o que todo profissional deve conhecer
    25 de março de 2024
  • O que é logística para e-commerce
    E-commerce e Logística: a parceria que transforma negócios
    4 de março de 2024

Mais Lidos

  • Sobre
  • A Solução
  • Control Tower
  • Cases
  • Blog
  • Agende uma reunião remota
  • Baixe o E-book

conheça nosso

linkedin
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade
chiodesign.com.br
    Política de Cookies
    Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao clicar em ACEITO, você concorda com tal monitoramento.

    Para mais informações visite a nossa página de Política de Privacidade
    Definições de cookieACEITO
    Política de Cookies
    Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega. Destes cookies, os que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Estes serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns deles pode afetar sua experiência de navegação.
    Essenciais
    Sempre ativado
    Os cookies essenciais são absolutamente necessários para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem as funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
    Não-essenciais
    Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não-essenciais. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.
    SALVAR E ACEITAR