Cada tipo de carga possui particularidades a serem consideradas no transporte, a fim de manter a integridade da mercadoria e da equipe. Em se tratando do manuseio de cargas pesadas, os cuidados devem ser redobrados, pois qualquer acidente pode ter grandes proporções e envolver diversos riscos.
O objetivo dos processos logísticos, em especial da etapa do transporte, é garantir que a carga chegue ao cliente em segurança. Siga a leitura para conhecer os desafios do manuseio de cargas pesadas e conferir quais são os cuidados mais importantes a serem tomados.
Como o próprio nome sugere, cargas pesadas são aquelas que possuem um peso elevado e que, portanto, são mais difíceis de serem manuseadas e transportadas do que as demais. Alguns exemplos incluem: máquinas de diversos tipos, estruturas de shows, veículos, tonéis, peças para construção civil, etc.
São vários os desafios envolvidos com o manuseio desse tipo de carga, a seguir iremos falar sobre os principais, acompanhe!
O principal desafio é o volume da carga em si, que requer máximo cuidado, atenção e técnica para ser manuseada corretamente. Qualquer ação irregular pode resultar em acidentes envolvendo colaboradores e terceiros, além de prejuízos e multas.
Mais um desafio que as empresas encontram para transportar cargas pesadas é a dificuldade em encontrar pessoal qualificado. Se para outros tipos de mercadoria basta encontrar motoristas com veículos e habilitação para realizar o transporte, quando as cargas são volumosas existem outras necessidades envolvidas.
O Brasil é um país extenso cortado por estradas e nem todas elas possuem uma estrutura adequada para o transporte de cargas pesadas. Vias esburacadas e estreitas tornam a distribuição desse tipo de mercadoria bastante complicada.
Para transportar itens volumosos e pesados é necessário contar com veículos compatíveis. Isso significa que serão caminhões de maior valor, que consomem mais combustível e requerem o pagamento de pedágios mais caros. Esses e outros pontos fazem com que o transporte de cargas pesadas tenha custos bastante elevados.
O Brasil conta com um conjunto de regras para o transporte de cargas pesadas, o que inclui principalmente o peso máximo permitido em determinadas vias, viadutos e pontes. Lidar com tantas normas diferentes é um grande desafio, especialmente porque podem variar de acordo com o estado.
Além do peso, muitas cargas volumosas são também perigosas, envolvendo riscos de vazamentos e explosões. Há também os casos em que a mercadoria possui grande valor agregado, necessitando de proteção extra contra roubos.
De acordo com dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em 2020 foram registrados mais de 14 mil roubos de carga no Brasil. Os prejuízos somados chegaram à casa de um bilhão de reais.
Como se pode ver, o manuseio de cargas pesadas envolve uma série de desafios que, com planejamento e os recursos certos, podem ser superados. Veja quais são os cuidados mais importantes a serem tomados.
Em primeiro lugar, é importante conhecer as particularidades da carga, que vão além do seu grande volume. Há risco de vazamento? O material é inflamável? As dimensões necessitarão de uma rota específica? Qual o veículo necessário para o transporte?
O planejamento é uma etapa-chave para realizar o correto manuseio de cargas pesadas e garantir que cheguem em segurança ao destino.
Mais do que motoristas e carregadores, o transporte de cargas pesadas precisa de uma equipe especializada coordenada por um engenheiro de projetos. Esse profissional será o responsável por planejar o manuseio da mercadoria, identificando todas as medidas de segurança a serem adotadas.
Antes de ser transportada até o cliente, a carga precisa ser devidamente armazenada até o dia do envio. Mais do que um espaço amplo que comporte a mercadoria, é preciso que o local esteja preparado para mantê-la em segurança, considerando as suas particularidades.
A embalagem é uma etapa importante do transporte de cargas de modo geral e que também deve ser realizada de forma cuidadosa em cargas pesadas. Além de material adequado para proteger a mercadoria, é preciso utilizar adesivos de sinalização, como: frágil, inflamável, carga perigosa etc.
É extremamente importante que os veículos que irão transportar cargas pesadas passem por manutenções periódicas e sejam avaliados antes de cada viagem. Afinal, qualquer falha pode resultar em um grave acidente. O mesmo se aplica a outros equipamentos utilizados, como cintas de elevação, guindastes, esteiras etc.
O planejamento das rotas é mais um cuidado necessário para o transporte de cargas pesadas. Sem essa etapa, há o risco de seguir por um caminho com vias em que o veículo ou o peso não são permitidos.
Outro aspecto a ser considerado está relacionado à altura da carga. Dependendo das medidas, pode ser impossível passar sob um viaduto, por exemplo. Portanto, o trajeto deve ser devidamente planejado para evitar problemas.
Uma carga que necessita de tantos cuidados para ser manuseada e transportada precisa ser acompanhada de perto pelo gerente de logística, mesmo que à distância. Para isso, contar com um sistema de gestão de entregas, que dê ao embarcador visibilidade de toda a rota, faz toda a diferença.
Com o sistema Comprovei o transporte de cargas pesadas pode ser acompanhado até a chegada ao cliente. O motorista consegue se comunicar com a empresa facilmente para solicitar informações, além de registrar as ocorrências da rota, e tudo isso de forma descomplicada através do smartphone.
Como vimos, o transporte e manuseio de cargas pesadas envolve uma série de desafios, mas que podem ser superados com a ajuda de pessoal capacitado, equipamentos adequados e de um bom planejamento.
Quer saber mais sobre como a solução Comprovei pode ajudar a sua empresa a realizar a gestão de entregas de cargas pesadas com mais praticidade e segurança? Entre em contato para agendar uma demonstração remota!