Se engana quem pensa que apenas grandes companhias devem investir em sistemas de gerenciamento logístico. Hoje, empresas grandes e médias utilizam a gestão de entregas para manter a qualidade e eficiência das suas operações, alcançando muitos benefícios.
Quer saber o motivo pelo qual tantas companhias têm investido em soluções voltadas para o gerenciamento das entregas? Siga a leitura e descubra!
Antes de prosseguirmos, sugerimos que confira o nosso Guia Completo Sobre Gestão de Entregas para entender melhor o assunto.
Agora, vamos aos principais motivos que levam empreendimentos de grande e médio porte a realizar investimentos em soluções para a gestão de entregas.
O grande benefício de contar com um sistema de gestão de entregas e que possibilita todos os outros é a visibilidade da operação.
Sem uma ferramenta voltada para isso, o embarcador ou transportadora não tem qualquer informação sobre as mercadorias ao longo das rotas. Apenas há a confirmação de que uma entrega foi feita quando o motorista retorna com os canhotos assinados.
Esse espaço de tempo que começa com o embarque dos pedidos no veículo e termina com a chegada ao endereço do cliente fica totalmente no escuro.
Devemos nos lembrar que, ao longo do trajeto, uma série de imprevistos podem acontecer. O motorista pode se deparar com a estrada obstruída, ter um problema no veículo, não encontrar o cliente no local, entre outras questões.
Sem um software para registrar essas ocorrência, não há a possibilidade de lidar rapidamente com essas questões. Então, muitas vezes, as mercadorias retornam para o centro de distribuição e uma nova tentativa de entrega precisa ser programada.
O acúmulo de pedidos que não chegam aos seus destinos gera atrasos e custos extras, além de um aumento do volume de reclamações dos clientes.
Como mencionado no tópico anterior, a visibilidade sobre todas as etapas da distribuição permite que sejam realizadas ações para manter a pontualidade das entregas. É colocada luz sobre o espaço de tempo que antes ficava no escuro.
Isso fortalece a confiança dos clientes pela empresa, afinal, eles sabem que podem contar com ela. Mesmo que um atraso seja inevitável, o sistema possibilita que o cliente seja avisado e isso faz toda a diferença para manter o bom relacionamento.
Consegue imaginar a rotina de um motorista que trabalha sem um sistema de gestão de entregas? Ele precisa digitar cada endereço no GPS para ser direcionado até o local, o que parece simples, mas no somatório do dia representa um tempo significativo.
Além de pouco prática, essa tarefa dificulta a otimização das rotas, já que dificilmente o profissional conseguirá, mentalmente, planejar os destinos considerando a proximidade.
Com o sistema fica muito mais fácil visualizar as entregas a serem feitas em uma mesma região. Além disso, há a opção de apenas clicar sobre o ícone de um aplicativo de GPS e ser direcionado, sem precisar digitar os endereços.
As janelas de entrega são uma necessidade de vários tipos de negócios que apenas podem receber mercadorias em horários específicos. Um bom exemplo disso são estabelecimentos comerciais localizados em shoppings.
Se a empresa que realiza a entrega para esses locais não possui um software de gerenciamento logístico, dificilmente conseguirá cumprir os horários combinados. Com um sistema, a informação referente às janelas de entrega fica bem visível, facilitando a rotina do motorista e auxiliando-o a manter a pontualidade.
A facilidade no fluxo das informações é mais um motivo pelo qual grandes e médias empresas utilizam a gestão de entregas. Assim, os motoristas conseguem manter contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), facilitando o processo.
Esse canal direto de comunicação é fundamental para resolver questões rapidamente e evitar gerar reentregas. Além disso, no chat nativo do sistema, todo o histórico de conversas fica salvo atrelado a cada pedido. Dessa maneira, fica muito mais fácil localizar esses dados em caso de necessidade.
Todo cliente, seja ele uma pessoa física ou jurídica, deseja receber seus pedidos no prazo combinado. No caso das empresas, em especial, mais do que desejo há a necessidade de que as mercadorias cheguem pontualmente.
Nesse sentido, o uso de um sistema de gestão de entregas, por prezar pela pontualidade e confiabilidade do processo, ajuda a evitar que contratos sejam quebrados por atrasos constantes.
Já faz alguns anos que os dados têm sido comparados ao petróleo, dado seu valor. Investir em um sistema para gestão de entregas faz com que dados sobre as operações sejam registrados e fiquem reunidos em um só local.
De posse dessas informações, os gestores conseguem ter uma visão mais clara sobre seu empreendimento. Desse modo, podem tomar decisões de forma embasada e com maiores chances de sucesso.
Com um software gerenciando as entregas, os canhotos de papel deixam de ser a única fonte de comprovação de que os pedidos realmente chegaram até os clientes.
Assim que uma entrega é realizada, o motorista insere os dados no sistema, que já ficam disponíveis para consulta pelo SAC imediatamente.
Os problemas causados pela falta de informação sobre o transporte de mercadorias resultam em um alto volume de reentregas, que significam custos extras para a empresa.
A forma ágil com a qual as informações fluem pelo sistema aumenta as chances de que as entregas aconteçam na primeira tentativa, evitando que custos adicionais sejam gerados.
Por fim, está o motivo que move toda empresa: satisfazer e fidelizar clientes. Afinal de contas, tudo o que um consumidor quer é adquirir produtos de qualidade e recebê-los dentro do prazo.
Qualidade e pontualidade andam lado a lado, as pessoas buscam experiências de compra que sejam totalmente positivas e, se não forem, elas não hesitam em migrar para a concorrência.
Entendeu por que grandes e médias empresas utilizam a gestão de entregas? Se quer saber mais sobre como levar todos esses benefícios para o seu negócio, entre em contato para conhecer a solução Comprovei e descobrir como podemos te ajudar a realizar entregas incríveis!