BPO é a sigla de Business Process Outsourcing que, em português, significa Terceirização de Processos de Negócio. É uma prática que tem se tornado cada vez mais comum em empresas de diferentes segmentos por causa das vantagens capaz de oferecer.
Ao longo do texto falaremos sobre o conceito de BPO aplicado à logística. Continue a leitura e saiba como o seu negócio pode se beneficiar através da terceirização dos processos logísticos.
Como mencionado, Business Process Outsourcing, ou BPO, é uma prática de terceirização. Entretanto, possui esse nome por ser um tipo de terceirização um pouco diferente do convencional.
Já é costume em muitas companhias terceirizar determinadas funções, como: limpeza, marketing, vendas, entre outras. No caso do BPO, a terceirização possui um viés mais abrangente, pois não se delega apenas uma função e sim o controle de um setor inteiro.
Nesse sentido, em vez de terceirizar apenas o processo de entrega, uma empresa passa todo o seu controle logístico para que outra companhia realize. Vale mencionar que isso é feito apenas com setores que funcionam de forma padrão nos negócios. Assim, se torna possível direcionar energia e recursos a funções estratégicas do empreendimento.
A prática de BPO tem sido aplicada a setores como a já mencionada logística, além de recursos humanos, departamento financeiro, jurídico, fiscal, entre outros. As companhias que realizam esses serviços possuem expertise para tal e, portanto, executam as atividades em questão com a máxima eficiência.
A logística é um elemento chave para uma empresa, é através de um gerenciamento bem feito que as mercadorias são produzidas e distribuídas, garantindo a satisfação dos clientes.
Em busca de eficiência e redução de custos, muitos negócios têm terceirizado sua gestão logística. Essa prática tem se tornado cada vez mais comum por conta da série de vantagens que pode trazer.
Por se tratar de uma atividade secundária, um negócio não perde sua identidade por delegar essas atividades para outra companhia gerenciar. O que ocorre é exatamente o contrário, pois, como não há preocupação com a logística, os gestores podem se concentrar em questões mais estratégicas, como inovação e desenvolvimento de produtos.
O Business Process Outsourcing aplicado à logística pode proporcionar diversos benefícios para uma empresa, veja a seguir quais são os principais.
Empresas que assumem o setor de logística de outras são conhecidas como operadores logísticos. Como o próprio nome sugere, são companhias especializadas na área. Caso a empresa que opta pelo BPO fosse ter em seu quadro de colaboradores esses especialistas, teria que arcar com custos bastante altos.
Falando em custos, o fato de a operação logística ser gerenciada por experts faz com que os processos sejam executados com a máxima eficiência. Desse modo, os custos são reduzidos ao máximo, mas, claro, sem prejudicar a qualidade.
Poder contar com pessoal especializado para realizar as tarefas ligadas ao processo logístico faz com que se tenha um aumento na eficiência. Lembrando que esse benefício também se aplica à empresa que contrata o serviço, que pode se concentrar totalmente à sua atividade-fim.
Hoje, todas as empresas precisam encontrar formas de se destacarem, afinal, a concorrência está acirrada na grande maioria dos segmentos. Com a terceirização de setores como o de logística, se tem mais tempo e recursos para dedicar a áreas estratégicas.
Mais um benefício que o Business Process Outsourcing na logística pode gerar para uma empresa é a menor ocorrência de erros. Como os processos são executados por uma equipe especializada em cada atividade, os riscos de falhas são reduzidos significativamente.
Se você acredita que terceirizar a gestão das operações logísticas da sua empresa é um bom negócio, precisa ter alguns cuidados para realizar a implantação, confira!
Antes de iniciar uma busca, é fundamental saber exatamente o que está procurando. Desse modo, comece identificando as prioridades do seu negócio ao buscar uma empresa de Business Process Outsourcing na logística. Assim, a procura será realizada de maneira direcionada e o tempo otimizado.
Diversas empresas realizam esse serviço de gerenciamento logístico, pesquise sobre elas para encontrar a que se mostrar mais preparada considerando as prioridades identificadas no tópico anterior. Considere, também, se as empresas utilizam tecnologias para a gestão de entregas e outros processos.
Na gestão de uma empresa, os custos possuem uma relevância significativa, entretanto, nem sempre devem ser vistos como o único fator considerado. Em se tratando da terceirização do setor logístico, mais do que redução de custos é preciso buscar qualidade e excelência na prestação de serviços.
Para que a prática do Business Process Outsourcing traga benefícios, é preciso utilizar o tempo e os recursos que seriam destinados à logística para o crescimento do negócio. O objetivo não deve ser simplesmente tornar a empresa mais econômica para aumentar os lucros e sim crescer.
Para que o processo de terceirização seja bem sucedido, é fundamental que se tenha total clareza sobre o serviço que será realizado pela empresa contratada. Peça todas as informações sobre o que será e, principalmente, sobre o que não será feito.
Esse detalhamento evitará problemas e garantirá que ambas as partes estejam cientes de seus direitos e obrigações.
Como forma de acompanhar a qualidade dos serviços prestados pela equipe terceirizada, realize avaliações periódicas de desempenho. Assim, poderá identificar pontos a melhorar ou se certificar de que as atividades estão sendo executadas com eficiência.
A prática de Business Process Outsourcing na logística pode trazer muitos benefícios para uma empresa, permitindo que ela se concentre à sua atividade-fim.