O nome logística colaborativa já nos dá uma ideia sobre seu significado. Trata-se de uma situação em que duas ou mais empresas selam acordos de parceria com o objetivo de otimizar suas operações e reduzir custos. Assim, passam a compartilhar equipamentos, veículos, estrutura, conhecimento e outros recursos.
Siga a leitura para entender melhor o que é a logística colaborativa, seus benefícios e formas de aplicação.
Logística colaborativa é um conceito que já existe há alguns anos, mas que vem ganhando mais força recentemente por conta da busca pela otimização de processos. Quando empresas se unem para realizar uma ou mais etapas da sua operação logística, todas se beneficiam.
Um exemplo comum de logística colaborativa está ligado ao transporte. Uma empresa que possui frota própria pode disponibilizar espaço nos veículos para as mercadorias de outra companhia. Assim, recursos como tempo, mão de obra e combustível são otimizados e as entregas realizadas com mais agilidade.
A logística colaborativa da atualidade é organizada através de sistemas que auxiliam as organizações na expansão dessas redes formadas por seus parceiros. Dessa forma, se tem um fluxo de informações, compartilhamento de recursos, economia, aumento da eficiência e qualidade.
Além do compartilhamento de veículos de frota própria para evitar carga ociosa, a logística colaborativa pode ser aplicada de outras formas, observe.
Manter uma frota própria envolve custos altos, por isso, muitas empresas vêm terceirizando o transporte de suas mercadorias. Isso pode ser feito através da contratação dos serviços de transportadoras ou de transportadores autônomos.
Como essas companhias e profissionais realizam o transporte de mercadorias de vários clientes em um mesmo veículo, os custos são reduzidos. Vale mencionar que os veículos utilizados variam de acordo com a distância e os produtos, além de caminhões, podem ser usados automóveis menores, motos e até bicicletas.
Diferente das transportadoras, os operadores logísticos realizam, além do transporte, etapas anteriores a ele. Essas empresas armazenam, separam, controlam e distribuem as mercadorias.
Essa é uma forma de logística colaborativa que tem se tornado bastante comum. Além de otimizar os custos, o fato de os processos serem realizados por uma empresa com expertise no setor, aumenta a qualidade dos serviços e, consequentemente, a satisfação dos clientes.
Mais uma forma de aplicação da logística colaborativa é o compartilhamento dos centros de distribuição. Como muitas fábricas ficam em áreas afastadas e manter um espaço para esse fim em uma localização estratégica tem custos elevados, diversas empresas têm compartilhado CDs.
Inclusive, já existem condomínios logísticos espalhados pelo Brasil, que são áreas em que há galpões que são alugados e compartilhados por companhias. Geralmente, ficam em locais privilegiados, facilitando o embarque e desembarque das cargas.
A logística reversa é uma estratégia que tem sido aplicada por diversas empresas, seja para realizar a troca e devolução de mercadorias, além do recolhimento de embalagens e produtos inutilizados para o descarte correto.
Dentro do contexto de logística colaborativa, a logística reversa pode ser realizada por uma transportadora parceira que, no retorno das rotas, realiza o recolhimento dos itens. Assim, esse processo é otimizado e tem seus custos reduzidos.
Além do compartilhamento de questões operacionais, algumas empresas têm se reunido para compartilhar conhecimento, definir estratégias e realizar processos em conjunto. Três companhias fabricantes de itens que são vendidos em supermercados ou farmácias, por exemplo, podem se reunir para realizar essa operação através de uma parceria.
Como resultado, conseguem reunir suas cargas em um mesmo veículo com destino a cada cliente. Isso facilita o cumprimento de prazos e janelas de entrega, torna as operações mais sustentáveis, além de gerar uma economia significativa nos custos.
As diversas formas de aplicação da logística colaborativa têm se popularizado por conta dos benefícios capazes de proporcionar para as empresas. Veja, a seguir, quais são as principais vantagens oferecidas.
O primeiro benefício proporcionado pela logística colaborativa é a redução de custos, que pode estar relacionada apenas ao transporte, armazenamento ou a todo o processo logístico. Através da união de esforços, os recursos são usados de forma otimizada e, como consequência, poupados.
O fato de haver uma união de esforços em torno dos processos faz com que se tornem mais ágeis. Mais agilidade significa menor utilização de recursos, entregas sendo feitas no prazo e clientes satisfeitos.
Com a união de esforços para a realização dos processos logísticos, as empresas envolvidas se beneficiam também através da redução de erros e do aumento da qualidade. Contudo, para que isso aconteça, é fundamental que as etapas estejam bem alinhadas, o que deve ser feito através do uso de tecnologia e de sistemas específicos.
Uma consequência direta da redução de custos é a diminuição de preços. Ao oferecer seus produtos por preços mais baixos, uma empresa se torna mais competitiva. Isso gera grandes oportunidades no mercado, já que o preço é um fator que possui um peso significativo sobre a decisão de compra.
Veículos que deixam de circular vazios, embalagens e produtos inutilizados que são recolhidos através da logística reversa e a otimização de recursos de modo geral, são ações que tornam os processos mais sustentáveis.
A sustentabilidade é um tema que está em alta devido a sua importância e é necessário que cada vez mais empresas a considerem ao delinear seus processos. Esse é mais um dos motivos pelos quais a logística colaborativa vem ganhando cada vez mais adeptos.
A satisfação dos clientes é uma preocupação que toda empresa deve ter. Afinal, quanto mais satisfeitos eles ficarem, maiores são as chances de fidelização. A logística colaborativa também beneficia os negócios nesse sentido devido a todas as outras vantagens citadas anteriormente.
Hoje, as pessoas, tanto físicas quanto jurídicas, buscam marcas que ofereçam itens de qualidade, com preços atrativos e que realizem as entregas no prazo. Vale mencionar também o apelo sustentável do ponto de vista ambiental, que é uma preocupação que vem crescendo entre os consumidores.
A logística colaborativa é uma estratégia que vem se popularizando por conta das diversas vantagens que pode oferecer às empresas, seus clientes e à sociedade.